Notícias Tesla Model Y faz história e já é o carro mais vendido do mundo

Mercado

Tesla Model Y faz história e já é o carro mais vendido do mundo

De acordo com dados da JATO Dynamics, o Tesla Model Y foi o carro mais vendido do mundo no primeiro trimestre de 2023.

Tesla Model Y frente 3/4 Midnight Cherry Red
© Tesla

Elon Musk e previsões ambiciosas, duas coisas que andam de mãos dadas. Por isso mesmo, em 2022, quando o «patrão» da Tesla anunciou que o Model Y seria o modelo mais vendido do mundo em 2023, poucos acreditaram. Mas agora parece estar a confirmar-se.

De acordo com dados avançados por Felipe Muñoz (especialista da indústria automóvel da JATO Dynamics), compilados para o Motor1, o Tesla Model Y terá sido o automóvel de passageiros mais vendido no mundo no primeiro trimestre de 2023.

A NÃO PERDER: Elon Musk quer vender 20 milhões de Tesla por ano. Será possível?

Esta previsão de Felipe Munoz foi feita com base nos dados da JATO Dynamics relativos a 53 mercados mundiais, aos quais se somam previsões acerca de outros com base nas informações recolhidas por esta empresa, que há muito nos habituou a análises muito completas sobre a indústria automóvel.

Tesla Model Y
© Tesla Tesla Model Y

Tesla vs Toyota

De acordo com Muñoz, o Tesla Model Y terá vendido 267 200 unidades no primeiro trimestre deste ano, muito por culpa das boas performances na Europa — onde foi o automóvel mais vendido no mesmo período —, China e Estados Unidos da América (EUA).

Esta é a primeira vez na história que um modelo 100% elétrico lidera a lista dos automóveis mais vendidos do mundo.

Recorde-se que no ano passado o Model Y fechou o ano como terceiro carro mais vendido do mundo, atrás do Toyota RAV4 e do Toyota Corolla.

No primeiro trimestre de 2023, o Corolla mantém a segunda posição — o RAV4 cai para terceiro —, com 256 400 unidades, resultado de um decréscimo de vendas de 29% na China e de uma queda de 10% nos EUA.

Há margem para crescer?

A diferença entre Toyota Corolla e Tesla Model Y é curta e importa lembrar que o modelo da marca nipónica tem a vantagem de ser vendido em praticamente todos os países do mundo, ao passo que as vendas da Tesla (e do Model Y) estão centradas na China, Europa e EUA.

Porém, de acordo com Muñoz, as vendas do Model Y ainda têm margem para crescer, ou não estivesse o modelo da Tesla em dois dos segmentos que mais crescem: crossovers e 100% elétricos.

Fonte: Motor1