Notícias Elon Musk quer vender 20 milhões de Tesla por ano. Será possível?

Indústria

Elon Musk quer vender 20 milhões de Tesla por ano. Será possível?

Durante a conferência anual de acionistas da Tesla, Elon Musk reforçou a ambição de vender 20 milhões de carros por ano.

Elon Musk durante o 2023 Cyber Roundup
© Tesla

Foi durante a conferência anual de acionistas da Tesla, designada de 2023 Cyber Roundup, que Elon Musk voltou a falar do ambicioso objetivo de vender 20 milhões de Tesla por ano, entre outras previsões e metas.

Um objetivo que Musk anunciou pela primeira vez em 2020, durante o Battery Day. Porém, como nessa altura e agora, não foi avançado qualquer prazo para alcançar essa meta, mas tem sido repetida em todos os eventos da Tesla.

Será possível?

Vamos colocar este valor em perspetiva. A Toyota foi o grupo que mais automóveis vendeu em 2022, totalizando 10 729 298 unidades, isto se incluímos também a Lexus, Daihatsu e a Hino (camiões).

Parque de estacionamento cheio de Tesla Model 3
© Tesla Tesla Model 3.

Ou seja, o objetivo de Elon Musk para a Tesla é a de vender aproximadamente duas vezes mais que a gigante Toyota ou, em alternativa, vender tanto como a Toyota e o Grupo Volkswagen juntos.

O bom senso leva-nos a perguntar se esse objetivo será efetivamente exequível. Lembramos que para ultrapassar a marca das 10 milhões de unidades vendidas por ano, a Toyota conta com várias marcas, largas dezenas de modelos e uma cobertura comercial que deve chegar a (praticamente) todos os países do mundo.

A Tesla, por outro lado, conta com cinco modelos — Model S, Model 3, Model X, Model Y, Semi — com o sexto, a Cybertruck, a caminho, e está longe de estar presente em tantos mercados como a Toyota. Além do mais são exclusivamente elétricos; a adoção da mobilidade elétrica não está a acontecer ao mesmo ritmo em todo o mundo.

Destes modelos, apenas dois são verdadeiramente de volume, o Model Y e o Model 3, e ambos ficaram entre os 10 veículos mais vendidos do planeta em 2022. No total, a Tesla vendeu 1,31 milhões de unidades o ano passado.

Tesla Model Y - carregamento
© Tesla O Model Y foi o terceiro modelo mais vendido do mundo em 2022. Tudo aponta para que este ano seja o mais vendido, ultrapassando os Toyota RAV4 e Corolla.

O cenário para este ano é prometedor, com a marca norte-americana a prever atingir os dois milhões de unidades vendidas. Mesmo assim, para chegar aos 20 milhões de unidades, vão precisar de vender 10 vezes mais.

Vão precisar de mais modelos

Para isso, a Tesla vai precisar de muitos mais modelos e entrar em muitos mais mercados para aproximar-se desse objetivo de 20 milhões de unidades por ano.

Um desses modelos já o conhecemos há alguns anos, a pick-up Cybertruck. A produção está quase (e finalmente) a arrancar, com as primeiras entregas prometidas para este ano, disse Musk na conferência.

Tesla Cybertruck
© Tesla

Musk também avançou com a previsão de que espera vender entre 250 mil e 500 mil Cybertruck por ano. Um intervalo significativo que mostra que na Tesla também há muitas incertezas sobre a aceitação da radical pick-up pelo mercado.

Como referência, a Ford F-Series (inclui F-150, F-250, F-350), a líder mundial absoluta entre as pick-up, vendeu 640 mil unidades em 2022. E também já inclui a F-150 Lightning, a variante elétrica.

Model 2 confirmado?

O contributo da Tesla Cybertruck será importante, mas insuficiente para o objetivo das 20 milhões de unidades por ano. Entra em cena, assim, o muito badalado Model 2 (designação final ainda não é conhecida).

Foi um dos grandes «ausentes» do Investor Day de há uns meses, mas não significa que não esteja em desenvolvimento. Elon Musk ainda não o mostrou — haverá um evento dedicado para o fazer —, mas acabou por anunciar dois novos modelos aos acionistas.

Enquanto os anunciava foi mostrada a imagem de uma silhueta de um modelo (abaixo). Não nos parece que seja o futuro Model 2; parece-se sim, com o conhecido Model 3 que, como já informámos antes, deverá receber este ano uma importante renovação.

silhueta de model Tesla
© Tesla

Quanto aos dois novos modelos, Musk não disse nada em concreto, mas mostrou-se entusiasmado: “acho que vão ficar excitados com os dois novos produtos; tanto o design como as técnicas de fabricação estão acima de qualquer outras presentes na indústria…”

Porém, foram as suas estimativas de quanto é que estes dois novos modelos contribuirão para aumentar os números de vendas da Tesla que deixaram «água na boca».

“Se tivesse de adivinhar, só com estes dois novos produtos, faremos provavelmente (…) mais de cinco milhões de unidades por ano combinadas.”

Elon Musk, diretor executivo da Tesla

Ou seja, dividindo os cinco milhões equitativamente, isso significa que cada um destes dois novos modelos venderão cerca de 2,5 milhões de unidades por ano.

Mais uma vez, um pouco de perspetiva. O Toyota RAV4 foi o modelo mais vendido do mundo em 2022, ultrapassando ligeiramente a marca do milhão de unidades. E este foi seguido de perto pelo Corolla, que ficou a menos de 10 mil unidades de atingir o milhão.

Bom senso

Os números que Elon Musk tem avançado para a Tesla e, agora, para estes dois futuros modelos, são, no mínimo, muito ambiciosos. Na indústria são mesmo inéditos e leva-nos a questionar sobre a sua viabilidade.

Apesar do crescimento meteórico da Tesla no espaço de uma década — de praticamente zero para mais de um milhão de unidades —, o construtor teria de crescer exponencialmente para atingir o objetivo de 20 milhões de unidades por ano em tempo útil.

E deixar pelo caminho muitos construtores e até grupos automóveis. Afinal, 20 milhões corresponde quase a 30% do total de vendas do mercado automóvel mundial atual (75 milhões automóveis vendidos em 2022).