Notícias Novo Ford Explorer é uma revolução na marca e nós já o conhecemos

Exclusivo nacional

Novo Ford Explorer é uma revolução na marca e nós já o conhecemos

Fomos obrigados a calçar umas pantufas para estar com o novo Ford Explorer. Mas este é um modelo que está longe de querer passar despercebido.

novo Ford Explorer
© Razão Automóvel

O Ford Explorer é um dos modelos mais emblemáticos da Ford. Muitos ainda recordam a sua aparição no filme Jurassic Park, ou mais recentemente, a sua comercialização no mercado europeu como SUV híbrido plug-in de grandes dimensões.

Tudo isso é passado. A marca da oval azul transformou por completo o Ford Explorer. Agora é 100% elétrico, recorre a uma plataforma totalmente dedicada e chegará a Portugal ainda este ano. Em termos de preço a Ford anuncia menos de 45 mil euros, dependendo da versão escolhida.

Há muito para conhecer neste novo Explorer 100% elétrico, por dentro e por fora. Neste vídeo — em exclusivo nacional — revelamos os principais detalhes:

2 mil milhões de euros de investimento

O lançamento do novo Ford Explorer reveste-se de especial importância para a marca. É o primeiro modelo de uma «nova era» 100% elétrica que culminará com uma gama de passageiros totalmente elétrica já a partir de 2030.

Para dar corpo a estas ambições, a Ford está a investir dois mil milhões de euros na fábrica de Colónia, na Alemanha — de onde saíram milhões de unidades dos Fiesta, modelo que cessa funções este ano. Esta fábrica passará a ser o centro de eletrificação da Ford na Europa.

Ford Fábrica Colónia
Fábrica da Ford em Colónia, na Alemanha, está a ser transformada no “Ford Cologne Electrification Center” para produzir veículos elétricos.

É aqui que será produzido o novo Ford Explorer, que será primeiro de dois crossovers elétricos da Ford que vão recorrer à plataforma MEB, fruto de uma parceria estratégia assinada em 2019 com a Volkswagen.

A NÃO PERDER: Eletrificação provoca restruturação profunda na Ford Europa

Mais pequeno que o Mustang Mach-E

As dimensões do Explorer refletem uma clara aposta no mercado europeu. Com 4,46 metros de comprimento, este novo elétrico é cerca de 25 cm mais curto que o Mustang Mach-E.

Sem prejuízo desta orientação europeia, a estética do Explorer recorre a muitos elementos estilísticos que recordam as suas origens «americanas». A dianteira é um perfeito exemplo disso mesmo: os faróis rasgados combinam com o enorme escudo que marca toda a secção frontal.

Ford Explorer 2023
Já de perfil o que mais salta à vista são as jantes de 21” (também existem conjuntos de 19” e 20”).

De destacar ainda o trabalho feito ao nível dos pilares A e B, ambos escurecidos para criar o efeito de «tejadilho flutuante», ao mesmo tempo que o pilar C apresenta grafismos embebidos e vários desníveis de maneira a criar uma transição mais harmoniosa entre o tejadilho e a carroçaria.

Ford Explorer melhor que ID.4 no interior

Vamos já falar no elefante da sala: apesar da plataforma (MEB) ser a mesma, a Ford fez um melhor trabalho do que a Volkswagen ao nível do habitáculo. Algo que fiz questão de referir no vídeo em destaque.

Os responsáveis da Ford confidenciaram-nos que durante o desenvolvimento do Explorer tentaram responder às exigências e sugestões que tinham recebido dos clientes do Mustang Mach-E. E isso sente-se.

Ford Explorer 2023
Apesar de termos tido apenas contacto com uma versão de pré-produção, fiquei surpreendido com a qualidade de montagem e com o toque dos materiais

Aproveitamento do espaço interior

O Ford Explorer faz uso do facto da plataforma MEB ser totalmente dedicada a modelos 100% elétricos: temos um piso de habitáculo desimpedido e isso sente-se nos lugares traseiros. Dois adultos com 1,85 metros de altura não terão qualquer problema em viajar nos assentos posteriores do Explorer.

ford explorer capacidade da mala
Quanto à bagageira, o Explorer vai oferecer 450 litros de capacidade de carga, um número que pode crescer até aos 1400 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Ecrã central de 15” estreia conceito inovador

Podíamos continuar a falar do espaço, dos materiais e até dos acabamentos, mas na minha opinião aquilo que mais salta à vista no interior do Explorer é sobretudo o novo sistema de infotainment que recorre ao novo software Ford SYNC Move. Talvez porque estava à espera do recurso completo ao sistema da Volkswagen…

© Ford Felizmente a Ford resistiu à tentação e recorreu a um sistema totalmente novo com um ecrã de 15 polegadas, que pode ser ajustado num raio de mais de 30 graus. O condutor decide.

Este display multimédia forma equipa com um painel de instrumentos digital de 5” e com um sistema de som também ele inovador, uma vez que recorre a uma espécie de soundbar — inspirada nas que temos em nossas casas — que surge integrada na parte superior do tablier.

Parte elétrica continua no «segredo dos deuses»

Deixámos a parte elétrica para o fim porque na verdade ainda não há dados oficiais. A Ford continua a não «abrir o jogo» e deixou para momento posterior o anúncio das motorizações e dos números deste novo modelo.

Essa decisão deixa adivinhar que poderão existir surpresas neste campo. Não seria de estranhar se este Ford Explorer viesse mesmo a superar os modelos do Grupo Volkswagen em termos de potência e autonomia.

carregamento ford explorer
© Ford A velocidade de carregamento do novo Ford Explorer ainda continua no segredo dos deuses.

Dito isto, não ficaríamos surpreendidos se a Ford viesse a anunciar uma versão dee topo do Explorer com mais de 340 cv, algo que nem o Volkswagen ID.4 nem o Audi Q4 e-tron conseguem fazer.

Quanto à capacidade das baterias, a Ford também ainda não se pronunciou de forma oficial. Mas é expectável que o Explorer seja capaz de ultrapassar a barreira dos 500 quilómetros de autonomia em algumas versões.

Quando chega a Portugal?

A produção do Ford Explorer vai arrancar já no próximo mês de outubro, em Colónia, com a chegada ao mercado nacional a acontecer até ao final deste ano.

Naturalmente, a Ford ainda não divulgou de que forma a gama do Explorer se vai organizar em Portugal nem confirmou quanto este modelo vai custar no nosso país. Mas já deixou uma previsão para o mercado europeu: o preço previsto será inferior a 45 000 euros.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Ford Fiesta?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nada é eterno. Recordamos quase 50 anos de história do Ford Fiesta