Notícias Ford Puma ST ganha caixa automática e estreia 1.0 EcoBoost mais potente de sempre

Apresentação

Ford Puma ST ganha caixa automática e estreia 1.0 EcoBoost mais potente de sempre

O novo Ford Puma ST Powershift introduz não só uma transmissão automática, como estreia a versão mais potente de sempre do 1.0 EcoBoost.

Ford Puma ST vista dianteira 3/4
© Ford

O Ford Puma ST é, muito provavelmente, o mais bem conseguido entre os hot SUV que querem tomar o lugar dos hot hatch e, talvez por isso, este novo desenvolvimento nos tenha apanhado algo de surpresa.

Sabíamos que a Ford estava a desenvolver um Puma ST com um sistema mild-hybrid, mas ninguém suspeitou que isso implicasse prescindir do 1.5 EcoBoost de 200 cv.

Mas foi precisamente isso que aconteceu. O novo Ford Puma ST Powershift surge equipado com o 1.0 EcoBoost que conhecemos dos outros Puma, mas ganhou potência nesta sua «promoção» de animar o Puma mais desportivo de todos.

Ford Puma ST vista traseira 3/4
© Ford

Associado ao sistema mild-hybrid de 48 V, o tricilíndrico de apenas um litro e turbocomprimido apresenta-se aqui na sua variante mais potente de sempre, declarando 170 cv e 248 Nm de binário, mais 15 cv e 8 Nm do que a variante de 155 cv.

São 170 cavalos por litro, o que faz com que a potência específica deste 1.0 EcoBoost seja duas vezes maior que a do 2.0 l naturalmente aspirado do Focus ST170 de 2002.

Mas apesar dos números muito bons, ficam algo atrás dos 1.5 EcoBoost do Puma ST que já conhecemos: 200 cv e 320 Nm, respetivamente, mais 30 cv e 72 Nm.

O Puma ST automático

A outra grande novidade deste Puma ST está na sua designação Powershift, o que em linguagem Ford, significa que passa a vir equipado com uma caixa automática.

Otimizada para ser usada no Puma ST, a Ford Powershift apresenta-se com sete relações e foi especialmente desenvolvida para ser conjugada com os motores Ford EcoBoost Hybrid de 1.0 l.

Capaz de proceder a reduções triplas sempre que se solicita a aceleração máxima, quando selecionamos o modo Sport Drive, a transmissão mantém as relações mais baixas durante mais tempo.

Para os que gostam de maior interação, podemos subir e descer de relação usando as patilhas atrás do volante.

A não perder Ford Fiesta 2023. Esta é a última oportunidade

E as prestações?

Quando falamos acerca de uma proposta desportiva não podemos deixar de abordar o capítulo das prestações e, a julgar pelos números apresentados, o novo motor não desilude no Puma ST Powershift.

Os 0 aos 100 km/h cumprem-se em 7,4s (6,7s no Puma ST com o 1.5 EcoBoost) e a velocidade máxima fixa-se nos 210 km/h (220 km/h no 1.5 EcoBoost).

Onde o novo Puma ST Powershift promete mais ganhos é no capítulo da eficiência. O consumo combinado (WLTP) declarado é de 6,3 l/100 km e as emissões de CO2 são de 144 g/km, valores inferiores aos 6,8 l/100 km e 155 g/km do Puma ST 1.5 EcoBoost com caixa manual.

Vejam também Ford aposta nas baterias LFP mais baratas. Mustang Mach-E é o primeiro a recebê-las

Quando chega e quanto vai custar?

Do Puma ST 1.5 EcoBoost herda o elogiado chassis e por isso prevê-se que mantenha o nível de entretenimento ao volante num patamar elevado.

A Ford ainda não revelou quando planeia lançar o novo Puma ST Powershift no mercado nacional, revelando apenas que vai estrear a cor Azura Blue, exclusiva da versão ST.

Também os preços continuam a ser uma incógnita. Contudo, como a fiscalidade automóvel nacional continua a penalizar a cilindrada, o 1.0 EcoBoost que equipa o novo Puma ST Powershift poderá permitir um preço inferior ao Puma ST 1.5 EcoBoost.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Ford Fiesta?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nada é eterno. Recordamos quase 50 anos de história do Ford Fiesta