Primeiro Contacto 718 GT4 e-Performance. Este é o Porsche elétrico mais potente de sempre

Protótipo

718 GT4 e-Performance. Este é o Porsche elétrico mais potente de sempre

O 718 GT4 e-Performance dá corpo à tecnologia que a Porsche apresentou no Mission R Concept e nós já lhe fomos "sentir o pulso".

Porsche-718-GT4-e-Performance
© Razão Automóvel

Ainda se lembram do Mission R Concept? Pois bem, o Porsche 718 GT4 e-Performance que aqui vos mostramos torna real todo o potencial que esse protótipo antecipava.

Nós já sentimos, na primeira pessoa, aquilo que este «super elétrico» tem para oferecer. E acreditem: é impressionante.

Foi em Itália, no Centro Porsche de Franciacorta, por ocasião da revelação mundial do 99X Electric, o monolugar de António Félix da Costa na Fórmula E, que pudemos conhecer este elétrico que, para já, ainda é apenas um laboratório sobre rodas.

A não perder: Porsche 99X Electric. Os segredos do novo carro de Félix da Costa na Fórmula E

Mas isso não invalida que seja 100% funcional: o ponto de partida foi o chassis de um 718 Cayman GT4 Clubsport, convertido para acomodar os dois motores elétricos do Mission R Concept, um por eixo, o que o torna no primeiro Cayman de sempre com tração integral.

Esta conversão, como devem calcular, foi tudo menos simples: a Porsche teve de desenvolver cerca de 6000 novos componentes para «dar vida» a este protótipo 100% elétrico.

A somar a isso, recebeu a arquitetura de 900 V e o pack de baterias do Mission R, com 80 kWh de capacidade (dos quais 65 kWh úteis), que teve que ser «arrumado» em três locais distintos (frente, traseira e ao lado do condutor), para uma melhor distribuição do peso entre os dois eixos.

Porsche Mission R Concept frente
© Miguel Dias / Razão Automóvel O Porsche Mission R Concept «emprestou» as baterias e os dois motores elétricos ao 718 GT4 e-Performance

Pico de potência superior a 1000 cv. Que loucura!

Mas voltando aos motores, eles produzem uma potência de pico de 800 kW ou 1088 cv (!) em modo de qualificação. Já em modo corrida a potência máxima é de 450 kW ou 612 cv e terá «sumo» para correr durante 30 minutos, que é o que dura uma corrida da Carrera Cup.

Em qualquer um destes modos e depois de um breve contacto em circuito, infelizmente sempre no lugar do acompanhante (com a suíça Simona De Silvestro, piloto de testes da Porsche na Fórmula E, aos comandos), tenho a dizer-vos que a aceleração é desconcertante.

Cada aceleração a fundo é traduzida, de forma instantânea, por um murro no estômago que nos cola às bacquets de competição.

Porsche 718 GT4 e-Performance
© Miguel Dias / Razão Automóvel Porsche 718 GT4 e-Performance

A Porsche não revela as performances que este 718 GT4 e-Performance é capaz de alcançar, mas o Mission R Concept, por exemplo, anunciava um sprint dos 0 aos 100 km/h em menos de 2,5s.

Também impressionante é a aderência lateral que este elétrico é capaz de alcançar em pista, o que se traduz, de acordo com a Porsche, em tempos por volta mais rápidos do que o 911 GT3 Cup da geração atual, mesmo sabendo que este 718 GT4 e-Performance «acusa» 1550 kg contra os 1200 kg do 911 GT3 Cup.

Para isso muito contribui o facto deste protótipo estar muito bem plantado no asfalto: mede apenas 1,23 m de altura e tem 1,95 m de largura (é 14 cm mais largo do que o 718 Cayman GT4 Clubsport).

Porche 718 GT4 e-Performance
© Porsche

Aerodinâmica teve ajuda especial

Além disso, conta com uma aerodinâmica radical, muito semelhante à que encontramos no 911 RSR. Mas ao nível do difusor traseiro a Porsche foi ainda mais longe e pediu ajuda aos engenheiros responsáveis pela aerodinâmica do 963 que vai disputar o campeonato do mundo de resistência (WEC).

A não perder: Novo Porsche 911 GT3 RS (992) é quase um carro de competição com matrícula

Como não poderia deixar de ser, este protótipo elétrico também tem responsabilidades ambientais, pelo que conta, na carroçaria, com materiais compósitos com fibras naturais, bem mais sustentáveis do que os materiais ditos convencionais.

Porche 718 GT4 e-Performance
© Porsche

Já os pneus, desenvolvidos pela Michelin, tem uma composição de 53% de materiais sustentáveis, que depois podem ser reciclados.

O Porsche 718 GT4 e-Performance tem futuro?

A resposta é um definitivo sim. Como vos disse mais acima, de momento não passa de um laboratório de ideias e tecnologias. Mas num futuro muito próximo dará origem a um troféu monomarca 100% elétrico, que vai decorrer em paralelo com a Carrera Cup.

Porche 718 GT4 e-Performance
© Porsche Em apenas 15 minutos é possível carregar a bateria dos 5 aos 80% de capacidade

Além disso, muitos dos dados que estão a ser recolhidos por este protótipo vão informar a próxima geração do Porsche 718 Boxster e 718 Cayman que, como já devem ter adivinhado, será exclusivamente elétrica. Chegam em 2025.

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos não foi desenvolvido com o auxílio da Porsche?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

19 projetos que tiveram o «dedinho» da Porsche e vocês não sabiam