Notícias Soma e segue. Toyota voltou a ser a mais vendida no mundo

Indústria

Soma e segue. Toyota voltou a ser a mais vendida no mundo

Pelo terceiro ano consecutivo, a Toyota alcançou a liderança no mercado automóvel global. Em segundo lugar continua o Grupo Volkswagen.

Novo ano, nova liderança da Toyota no mercado automóvel global, com o Grupo Volkswagen a não conseguir recuperar o título de «maior fabricante de automóveis do mundo» que lhe escapa desde 2020.

Em 2022, o gigante nipónico entregou 10,483 milhões de veículos em todo o mundo, números que já incluem as vendas da Daihatsu e da Hino Motors, ambas subsidiárias da Toyota.

Este valor corresponde a um ligeiro decréscimo face a 2021 (-0,1%) que reflete a quebra de vendas no mercado japonês (-9,6%). Em contrapartida, as vendas da Toyota fora do mercado interno cresceram 2,3%, até às 8,3 milhões de unidades.

Gama Toyota
© Toyota Se há algo que não falta à Toyota a nível global é oferta de modelos.

Graças ao aumento e otimização da produção na Ásia e na América do Norte, a Toyota fechou 2022 com um aumento da produção na casa dos 5%. No total produziu mais unidades que as que entregou: 10,6 milhões de veículos no ano passado.

Crises «atrasam» o Grupo Volkswagen

Em contraste com os números da Toyota, o Grupo Volkswagen — segundo classificado — entregou cerca de 8,3 milhões de veículos em 2022.

Este valor corresponde a uma quebra de 7% face a 2021 e é o mais baixo alcançado pelo Grupo Volkswagen em uma década.

Os resultados do Grupo Volkswagen refletem os efeitos dos confinamentos devido à pandemia, sobretudo na China, e das disrupções nas cadeias de abastecimento motivadas pelo conflito na Ucrânia.

Volkswagen Tiguan linha de produção
© Volkswagen

Ainda assim, no quarto trimestre de 2022, o Grupo Volkswagen viu as vendas crescer 14%. Resta saber se a tendência se manterá durante este ano de 2023.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a segunda geração do Toyota Prius?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Que transformação! Já conduzimos o novo Toyota Prius
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Que transformação! Já conduzimos o novo Toyota Prius