Primeiro Contacto Alternativa ao X3, Q5 e GLC? Conduzimos o renovado DS 7

Desde 50 750 euros

Alternativa ao X3, Q5 e GLC? Conduzimos o renovado DS 7

Design atualizado, novos conteúdos tecnológicos e a mesma distinção de sempre. Já conduzimos o renovado DS 7 2023.

DS 7

Primeiras impressões

8/10

Data de comercialização: Janeiro 2023

Procura um SUV premium mas está cansado das escolhas tradicionais? As próximas linhas são para si.

Prós

  • Design
  • Equipamento
  • Relação conforto / comportamento
  • Autonomia em modo elétrico

Contras

  • Posicionamento de alguns comandos
  • Preço da versão DS7 4X4 360

Foi pelas magníficas paisagens da Riviera Francesa que marcámos encontro com o renovado DS 7 — um dos modelos mais importantes da marca francesa.

Testámos as versões E-Tense, híbridas plug-in de 225 cv e 360 cv. Duas versões bastantes distintas de um modelo que desde o seu lançamento já vendeu mais de 120 000 unidades em todo o mundo.

As diferenças são notórias, mas também há alguns denominadores comuns:

Leiam também O DS 7 foi renovado e já pode ser encomendado. Todos os preços para Portugal

Potência mais que suficiente

Quando temos à nossa disposição 225 cv de potência, em momento algum podemos falar de falta «impulso». Estamos perante um SUV que é capaz de cumprir os 0-100 km/h menos de 8,5s.

DS 7 traseira
© DS Automobiles

Se estes números vos dizem pouco, em termos práticos estamos a falar de um SUV que não terá dificuldades nenhumas em efetuar ultrapassagens rápidas e seguras, seja em estrada ou autoestrada.

Aliás, é neste ambiente que o DS 7 melhor mostra as suas qualidades. É um estradista que honra os pergaminhos de conforto da marca francesa.

Já em cidade, é autonomia 100% elétrica que rouba as atenções. Todas as versões híbridas plug-in têm a nova bateria de 14,2 kWh com a qual atingem uma autonomia elétrica homologada que varia entre 58 km e 67 km dependendo da versão.

Equipado com um motor elétrico de 110 cv, o DS 7 225 tem aquilo que é preciso para não depender do motor a combustão numa utilização citadina.

Como referimos no vídeo, esta conjugação de tecnologias é o cenário perfeito para quem não quer ter a sua mobilidade limitada pelos postos carregamentos.

ds_7_e-tense_360
© Miguel Dias / Razão Automóvel DS 7 E-Tense 360 4×4

Quando a potência não é tudo

O DS 7 E-Tense 225 tem potência mais que suficiente para um SUV destas características. Ainda assim, há condutores que querem experiências mais «intensas».

A marca francesa foi bater à porta da divisão DS Performance e nasceu uma versão mais desportiva, o DS 7 E-Tense 360 4×4.

Não se trata de uma versão simplesmente mais potente. O DS 7 E-Tense 4×4 360 acelera dos 0 a 100 km/h em apenas 5,6s. Os engenheiros da marca francesa mudaram profundamente este SUV familiar.

O chassis recebeu uma afinação específica realizada pela DS PERFORMANCE. A suspensão é mais baixa em 15 mm, para reduzir o centro gravítico, e as vias são mais largas (24 mm à frente e 10 mm atrás) para incrementar a estabilidade.

Todas estas modificações sentem-se quando atacamos as curvas. É aqui que o verdadeiro prazer de conduzir acontece. Quem gosta de automóveis sabe que a potência não é tudo e os técnicos da DS Performance também.

ds 7 e-tense 360, jantes de 20"
© Miguel Dias / Razão Automóvel

Com isto não queremos dizer o que o DS 7 nesta versão DS Performance é um desportivo — naturalmente que não. Mas é um SUV familiar capaz de nos entreter numa estrada mais revirada. E nem todos conseguem…

Felizmente, os travões não foram esquecidos. Temos discos dianteiros de 300 mm de diâmetro e pinças específicas DS Performance. Afinal de contas, são quase duas toneladas de peso.

Leiam também Mercedes-Benz GLC. Quanto custam os híbridos plug-in com 130 km de autonomia?

Muita tecnologia ao nosso serviço

Correndo o risco de repetir tudo aquilo que descrevemos no vídeo, há importantes novidades, nomeadamente no interior.

A novidade mais importante é o novo sistema multimédia DS IRIS. Possui novos menus, maior definição nos ecrãs de 12″ polegadas” e novas funcionalidades — incluindo um sistema de reconhecimento e comandos por voz. Além disso, a conexão com Android Auto e Apple CarPlay é sem fios.

Nos equipamentos disponíveis, são mantidos os sistemas de visão noturna e a suspensão DS ACTIVE SCAN SUSPENSION, que prepara os amortecedores para as condições da estrada graças aos dados fornecidos pela câmera frontal — assistam ao vídeo em destaque, onde explicamos como este sistema funciona.

Ao nível da iluminação noturna, os faróis do DS 7 continuam a contar com o sistema que a marca francesa apelida de PIXEL LED VISION 3.0. O módulo de iluminação principal possui 84 ​​LED individuais. Segundo o DS, o feixe de luz é mais potente e homogéneo, oferecendo maior alcance (380 m) e largura (65 m a menos de 50 km/h).

A não perder NX 450h+ testado. O primeiro híbrido plug-in da Lexus é o melhor dos NX?

Veredito

DS 7

Primeiras impressões

8/10
O DS 7 é aquele SUV que entra num estacionamento — onde a repetição de cores e modelos é a regra — e sobressai. É sofisticado e diferente, sem ser dramático ou exagerado. A parte boa de tudo isto? O seu design é acompanhado por uma proposta de conforto, luxo e performance referenciais.

Data de comercialização: Janeiro 2023

Prós

  • Design
  • Equipamento
  • Relação conforto / comportamento
  • Autonomia em modo elétrico

Contras

  • Posicionamento de alguns comandos
  • Preço da versão DS7 4X4 360