Primeiro Contacto Novo ASX. O que vale o mais francês dos Mitsubishi?

Chega em março

Novo ASX. O que vale o mais francês dos Mitsubishi?

O novo Mitsubishi ASX é o «irmão gémeo» do Renault Captur. Terá argumentos para «copiar» o sucesso do modelo gaulês?

Mitsubishi ASX

Primeiras impressões

7/10

Data de comercialização: Março 2023

Por ser o «irmão gémeo» do Captur, é também um dos B-SUV mais competitivos da classe.

Prós

  • Disponibilidade do motor 1.3 turbo
  • Espaço
  • Relação conforto/comportamento

Contras

  • Imagem «colada» à do Renault Captur
  • Tacto dos comandos no geral (muito leve e macio)

Estão a reconhecer o novo Mitsubishi ASX de algum lado? Não admira, pois o novo B-SUV da marca dos três diamantes não é muito mais que um «clone» do Renault Captur.

Trata-se de mais um caso de badge engineering, uma «receita» que é bem conhecida da indústria automóvel e permite rapidamente a uma marca preencher lacunas na gama com custos mais reduzidos — não têm faltado exemplos nos últimos anos, como podem ver abaixo.

Esta opção por parte da Mitsubishi permitiu reverter a decisão tomada em 2020 de abandonar o mercado europeu e, além do ASX, veremos chegar também um novo Colt baseado no Renault Clio.

Mitsubishi ASX vista traseira 3/4
© Mitsubishi O Renault Captur ganhou um «irmão gémeo». O desaparecimento do losango da Renault na traseira deixou a câmara mais vísivel.

O novo Mitsubishi ASX aponta diretamente ao centro do segmento B-SUV e não terá uma tarefa nada fácil pela frente. Ao contrário da primeira geração, que vendeu 400 000 unidades na Europa, o novo ASX vai encontrar hoje um segmento muito mais povoado.

Descubra as diferenças

Não há volta a dar. Apesar da grelha Dynamic Shield típica dos modelos da Mitsubishi, da inscrição “Mitsubishi” no portão traseiro e da proliferação do símbolo da marca, o ASX não consegue esconder as suas origens gaulesas.

É óbvio que esta «receita» tem custos no campo da identidade do modelo nipónico, mas é inegável que também traz benefícios.

Além de ter acelerado todo o processo de chegada ao mercado do novo ASX, este exercício de badge engineering permite à Mitsubishi ter um B-SUV baseado numa das propostas mais competitivas do segmento.

Mais conetado, espaçoso e… francês

Por dentro, tal como o exterior, o ASX só se distingue do interior do Renault Captur pelo símbolo no volante.

Dito isto, todos os atributos positivos do interior do Captur que já realçámos em múltiplas ocasiões — uma proposta que, recordamos, venceu o nosso mega-comparativo de B-SUV — podem ser agora apontados ao ASX.

Desde o design à ergonomia, passando pelos materiais (agradáveis ao toque e à vista) e à montagem robusta, sem esquecer a habitabilidade (uma das melhores no segmento) e a versatilidade (herda também os bancos traseiros deslizantes).

O novo ASX conta ainda com fortes argumentos tecnológicos. O sistema multimedia é acessível ao centro por um ecrã de 7″ ou 9,3″ e é compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Uma solução superior ao sistema usado, por exemplo, pelo maior Eclipse Cross.

Atrás do volante podemos ter três tipos de painel de instrumentos: um analógico com um ecrã central de 4,2”; um painel digital com 7” e outro com 10”. Em todos os casos a legibilidade é boa e, nos dois ecrãs digitais, o visual é moderno e atrativo.

Motores para (quase) todos os gostos

No total o novo Mitsubishi ASX terá cinco motorizações, mas a Portugal só vão chegar três: um 1,0 l turbo a gasolina com 90 cv e 160 Nm; um 1,3 l turbo mild-hybrid com 160 cv e 270 Nm e uma variante híbrida plug-in com 160 cv e 144 Nm de potência máxima combinada.

Mitsubishi ASX em cidade vista dianteira 3/4
© Mitsubishi

Pudemos conduzir a variante mild-hybrid com 160 cv e caixa automática de sete relações. Se em cidade este motor destaca-se pela suavidade de funcionamento, foi em estrada aberta que mais impressionou.

Relacionado Toyota Yaris Cross testado. Demorou a chegar, mas tem argumentos para vingar?

Aprender com os melhores

O percurso delineado pela Mitsubishi levou-nos pelas estradas de montanha que rodeiam Málaga, um «palco» no qual ficou evidente a desenvoltura deste propulsor e o «bom casamento» com a caixa automática de sete velocidades.

Sem pretensões desportivas, o Mitsubishi ASX também não se nega a impor ritmos mais elevados num traçado sinuoso.

Mitsubishi ASX vista traseira 3/4
© Mitsubishi

Nessas circunstâncias conjuga de forma muito competente um comportamento dinâmico (quase) entusiasmante com um nível de conforto referencial no segmento, ou não estivesse na sua base o Renault Captur.

Neste primeiro contacto não foi possível aferir os consumos do novo ASX. Contudo, tendo em conta que é em tudo igual ao Captur, prevê-se que as médias rondem os 6 l/100 km.

Descubra o seu próximo automóvel:

Mitsubishi ASX

Primeiras impressões

7/10
É verdade que de Mitsubishi só tem os símbolos, mas as qualidades que tornaram o Captur numa das referências do segmento estão todas presentes, o que assegura à marca japonesa uma proposta particularmente competitiva no mercado europeu.

Data de comercialização: Março 2023

Prós

  • Disponibilidade do motor 1.3 turbo
  • Espaço
  • Relação conforto/comportamento

Contras

  • Imagem «colada» à do Renault Captur
  • Tacto dos comandos no geral (muito leve e macio)

Sabe esta resposta?
Qual destes Mitsubishi teve uma versão AMG?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mitsubishi AMG: os filhos ilegítimos que os alemães querem esquecer!