Notícias Porsche Vision 357. A homenagem perfeita da Porsche ao mítico 356?

Apresentação

Porsche Vision 357. A homenagem perfeita da Porsche ao mítico 356?

Como seria o desportivo de sonho de Ferry Porsche se fosse feito hoje em dia? Muito provavelmente seria este Porsche 357 Vision.

Porsche Vision 357 traseira 3/4
© Porsche

Em 1948, Ferry Porsche realizou o sonho de construir um automóvel desportivo, quando a sua equipa produziu o Porsche 356 ‘No.1’ Roadster. Mas como seria se Ferry tivesse oportunidade de imaginar o seu desportivo de sonho hoje em dia? Eis o Porsche Vision 357.

É precisamente com este novo protótipo que a marca de Estugarda responde a essa pergunta teórica, numa espécie de viagem ao passado para celebrar, uma vez mais, o modelo que acabou por lançar as bases para uma história que se veio a mostrar de grande sucesso.

A não perder A fundo com o Porsche 718 Cayman GT4 RS no Circuito do Estoril

Por isso mesmo, e no ano em que cumpre o seu 75.º aniversário, nada melhor do que homenagear o seu primeiro modelo com um protótipo que junta o passado e o presente e, mais importante, que serve de visão para aquele que seria o conceito de sonho de Ferry Porsche na atualidade.

Porsche Vision 357
© Porsche A pintura cinza metalizada também é uma homenagem a desportivos de outras décadas, ainda que este Vision 357 também esteja decorado a preceito para os 75 anos da marca

Com o Porsche Vision 357, criámos um presente de aniversário muito especial. Este sublinha a importância do nosso ADN de design baseado no 356. As proporções fazem lembrar o modelo histórico, enquanto os detalhes dão uma visão do futuro.

Michael Mauer, Vice President Style Porsche

E não há como o ignorar. As linhas gerais recordam efetivamente o saudoso Porsche 356, sobretudo ao nível do tejadilho e da secção traseira arredondada, que conta com um padrão inspirado na grelha do modelo original onde surge integrada a terceira luz de travão.

Já a dianteira apresenta elementos inspirados na assinatura visual da marca na atualidade, ainda que o detalhe que salta mais à vista seja o para-brisas arredondado — como no 356 original — e com os pilares A a surgirem a negro, criando a sensação de que as janelas laterais e o para-brisas são uma superfície contínua.

As jantes, de 20”, são construídas inteiramente em magnésio, para uma leveza e uma rigidez de exceção, e as saias laterais, o spoiler dianteiro e o difusor de ar traseiro são construídos em plástico reforçado com fibras naturais (NFRP), o mesmo material que encontramos no Porsche Mission R.

Olhar para a nossa tradição com um concept car do futuro não é tão paradoxal como possa parecer. A liberdade criativa também é importante: é aqui que podem surgir ideias valiosas, aquelas que nos ajudam a imaginar a nossa filosofia de design consistente rumo a novas direções inovadoras.

Michael Mauer, Vice President Style Porsche
Leiam também Conduzimos o Porsche Taycan GTS. Será este o Taycan perfeito?

O mesmo «coração» do 718 Cayman GT4 RS

Para este projeto a Porsche usou a base do Porsche 718 Cayman GT4 RS, que o Guilherme Costa já teve oportunidade de testar no Circuito do Estoril. O mesmo é dizer que o Porsche Vision 357 é animado pelo mesmo seis cilindros boxer de 4,0 l (que também encontramos no 911 GT3) que grita até às 9000 rpm e entrega 500 cv de potência e 449 Nm de binário máximo.

Porsche Vision 357 traseira
© Porsche O Porsche Vision 357 lança algumas pistas acerca daquilo que poderá vir a ser o design dos futuros modelos de produção da marca germânica

Em exposição até setembro

Naturalmente, o Porsche Vision 357 é somente um exerício de estilo, pelo que nunca será comercializado. Porém, pode ser visto e apreciado por todos: a partir de agora do dia 27 de janeiro de 2023 ficará exposto no “DRIVE. Volkswagen Group Forum” em Berlim, na Alemanha.

Esta exposição, inserida na celebração dos 75 anos de desportivos da Porsche, estará aberta até ao dia 10 de setembro de 2023.

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos não foi desenvolvido com o auxílio da Porsche?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

19 projetos que tiveram o «dedinho» da Porsche e vocês não sabiam