Notícias Astra GSe e Grandland GSe. Encomendas abertas para os híbridos plug-in mais potentes da Opel

Preços

Astra GSe e Grandland GSe. Encomendas abertas para os híbridos plug-in mais potentes da Opel

A Opel anunciou a abertura das encomendas para os Astra GSe e Grandland GSe, de caráter mais desportivo, com motorizações híbridas plug-in.

Opel Astra GSe a curvar em circuito
Opel Automobile GmbH

Os novos Opel Astra GSe e Grandland GSe já podem ser encomendados em Portugal, assumindo-se como as versões topo de gama das suas respetivas gamas, de caráter mais desportivo e… eletrificadas.

A sigla GSe é histórica na Opel, mas ganha um novo significado no início desta nova era a eletrões: antes era “Grand Sport Einspritzung” (Injeção em alemão), agora é “Grand Sport electric”. É mais um passo na transição da marca alemã para um futuro totalmente elétrico, que deverá acontecer já em 2028.

Enquanto esse futuro totalmente elétrico não chega, a sigla GSe vai identificar as variantes híbridas plug-in mais potentes do Astra e Grandland.

LEIAM TAMBÉM: Opel será 100% elétrica a partir de 2028 e está um Manta a caminho
Opel Grandland GSe vista dianteira 3/4
Opel Grandland GSe.

Opel Astra GSe

No caso do Astra GSe, isso traduz-se em 165 kW (224 cv) de potência máxima combinada — resultado da combinação entre os 133 kW (180 cv) do quatro cilindros turbo de 1,6 l e dos 81 kW (110 cv) do motor elétrico —, e um binário máximo de 360 Nm.

Tudo isto é enviado às rodas dianteiras via uma transmissão automática de oito velocidades, capaz de lançar o Astra GSe até aos 100 km/h em 7,5s e até aos 235 km/h de velocidade máxima (135 km/h em modo elétrico).

Opel Astra GSe
Além do carro, o Astra GSe vai estar também disponível como Sports Tourer, a carrinha. Mas ainda vamos ter de esperar algum tempo mais por ela. Opel Automobile GmbH
Sendo um híbrido plug-in, anuncia uma autonomia em modo elétrico de até 64 km (ciclo combinado WLTP), cortesia de uma bateria de iões de lítio de 12,4 kWh de capacidade.

O novo Opel Astra GSe destaca-se, para além da performance superior em relação aos outros Astra, pela revisão do chassis. Este foi rebaixado em 10 mm; recebeu amortecedores KONI com tecnologia FSD (Frequency Selective Damping); e a direção, suspensão e travões receberam uma nova calibração.

Como se traduzirá tudo isto nos seus atributos dinâmicos? Esperemos responder em breve, quando o testarmos.

Opel Grandland GSe

O Grandland GSe é ainda mais potente, declarando 221 kW (300 cv) de potência máxima combinada. Tal como o Astra, recorre a um quatro cilindros turbo de 1,6 l, mas aqui passa a debitar 147 kW (200 cv), e conta com dois motores elétricos (um por eixo): o dianteiro tem 81 kW (110 cv) de potência, enquanto o traseiro tem 83 kW (113 cv). O binário máximo são uns mais «gordos» 520 Nm.

Opel Grandland GSe. traseira 3/4

Ao contar com um eixo traseiro motriz, o Grandland GSe tem, obviamente, tração às quatro rodas. Conta igualmente com uma transmissão automática de oito velocidades e anuncia 6,1s para cumprir os 0-100 km/h, e é capaz de igualar a velocidade máxima do Astra: 235 km/h (135 km/h em modo elétrico).

Quando em modo elétrico, a bateria de iões de lítio de 14,6 kWh permite ao Grandland GSe uma autonomia de 63 km (ciclo combinado WLTP).

O SUV também viu o seu chassis ser revisto, contando também com amortecedores e molas da Koni com tecnologia FSD, além de uma nova calibração para a direção.

Mais estilo e equipamento

Tanto o Astra GSe como o Grandland GSe destacam-se ainda dos outros membros das respetivas gamas pela aparência específica e elevada dotação de equipamento de série.

Opel Grandland GSe jantes
Jantes de 19″ para o Grandland GSe.

Ao nível do estilo, são as jantes específicas, inspiradas no protótipo Manta GSe ElektroMOD — de 18″ no Astra e 19″ no Grandland — que sobressaem, assim como os para-choques dianteiros e difusor traseiro. O capô preto no Grandland GSe é um opcional.

No interior as ambições mais desportivas são realçadas pelos bancos com acabamento em Alcantara, que são específicos destes GSe e contam com certificação AGR. Além do mais, os bancos dianteiros são aquecidos, assim como o volante. De série, o Astra GSe conta ainda com o sistema Intelli-Drive 1.0 que oferece um «arsenal» de assistentes à condução.

Quanto custam?

As encomendas para os novos Opel Astra GSe e Grandland GSe já abriram e estes são os seus preços:

  • Astra GSe — 51 090 euros;
  • Grandland GSe — 60 932 euros;

Como nota final, o Astra GSe por enquanto só estará disponível na carroçaria de cinco portas. A carrinha Astra Sports Tourer GSe vai chegar mais tarde, mas a Opel ainda não avançou precisamente quando,  assim como a informação acerca do seu preço.

Descubra o seu próximo automóvel:

Sabe esta resposta?
O Corsa Eco 3 () foi um protótipo da Opel feito com o objetivo de reduzir ao máximo o consumo de combustível. Que média declarava?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Corsa Eco 3. O «rei dos consumos» que a Opel não produziu