Notícias Gasolina, Diesel, Híbridos e Elétricos. O que mais vendeu em Portugal em 2022?

Mercado

Gasolina, Diesel, Híbridos e Elétricos. O que mais vendeu em Portugal em 2022?

Os veículos a gasolina continuam a dominar, mas as propostas eletrificadas estão cada vez mais perto e os Diesel têm cada vez menos peso.

Fiat 500e - incentivos carros elétricos
Fiat

Além de revelarem os números absolutos do mercado nacional e as marcas mais vendidas, os dados avançados pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal permitem ainda perceber qual o tipo de «combustível» preferido pelos portugueses.

A liderança continua a caber às propostas com motor a gasolina, que corresponderam a 41,6% dos automóveis ligeiros de passageiros vendidos em Portugal no ano passado.

Sem surpresa, as vendas de automóveis com motor Diesel continuaram em queda em 2022, com a sua quota de mercado a corresponder a apenas 17,9% das vendas — chegaram a ser, não há muitos anos, cerca de dois terços do mercado (66,667%).

A NÃO PERDER: CEO da Toyota diz que “maioria silenciosa” duvida de um futuro apenas elétrico
Diesel
Os modelos com motor Diesel têm cada vez menos «peso» no mercado nacional.

Contudo, são os números das vendas dos automóveis movidos a energias alternativas — elétricos, híbridos, híbridos plug-in, etc — que mais impressionam, correspondendo já a 40,5% do mercado nacional.

Elétricos em alta

Se as propostas com motor a gasóleo têm vindo a perder «peso» nas preferências dos consumidores portugueses, os modelos 100% elétricos têm feito o «caminho inverso».

Enquanto em 2021 os modelos elétricos corresponderam a 9% do mercado, em 2022 o seu «peso» foi de 11,4%, um reflexo do aumento da oferta de modelos elétricos e, quiçá, do constante aumento do preço dos combustíveis fósseis.

Também os modelos híbridos convencionais viram o seu «peso» no mercado crescer em 2022 passando dos 13% de quota de mercado em 2021 para 15,4% em 2022, um valor já próximo ao dos modelos… a gasóleo!

Por fim, os modelos híbridos plug-in foram as únicas propostas eletrificadas cuja quota de mercado decresceu em 2022. Dos 10,6% em 2021 passaram para 10,3% no ano passado.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi inaugurada a Ponte Vasco da Gama?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ponte Vasco da Gama. Factos e números sobre a «segunda travessia do Tejo»