Notícias Revolução. Futuro Porsche Boxster vai ser 100% elétrico e já o «apanhámos»

Fotos-espia

Revolução. Futuro Porsche Boxster vai ser 100% elétrico e já o «apanhámos»

Com revelação prevista para 2024, o futuro Boxster será o primeiro desportivo 100% elétrico da Porsche. O que esperar?

fotos-espia Porsche Boxster EV vista dianteira 3/4
© Razão Automóvel

Já sabíamos que o próximo Porsche Boxster iria ser elétrico, mas esta é a primeira vez que o vemos ao «vivo».

Com revelação prevista para 2024, o primeiro desportivo elétrico da Porsche foi «apanhado» durante os testes de inverno. Apesar da presença de muita camuflagem — nem falta uma saída de escape central falsa —, é fácil ver que este se vai manter fiel às proporções típicas do Boxster.

Aliás, um olhar mais atento até nos leva a questionar se a Porsche não estará ainda a usar a carroçaria da atual geração sobre a plataforma do novo Boxster. Uma prática comum na indústria, como vimos, por exemplo, na Renault que começou a testar o novo Renault 5 elétrico «disfarçado de Clio».

A NÃO PERDER: Hipercarro da Porsche a caminho? O projeto está vivo
fotos-espia Porsche Boxster Elétrico vista traseira 3/4
Não se deixem enganar pela saída de escape central: é apenas decoração. © Razão Automóvel

O que esperar do inédito Boxster elétrico?

Apesar de o termos «apanhado» em fotos-espia, pouco ou nada se sabe sobre o novo Porsche Boxster elétrico. A única certeza é que será 100% elétrico, quase tudo o resto pertence ao campo dos rumores.

Contudo, é praticamente seguro afirmar que as suas linhas foram antecipadas pelo Mission R, apresentado no Salão de Munique em 2021. Retirem-lhe o «aparato» dos circuitos e podemos estar muito bem a ver os futuros 718 Boxster e 718 Cayman.

O que podemos ver também é que apesar da cadeia cinemática totalmente distinta, o futuro Boxster elétrico tem proporções idênticas às do atual 718 Boxster.

E isto só é possível porque os sucessores dos 718 Boxster e 718 Cayman deverão recorrer a uma plataforma única, distinta da PPE a ser estreada pelo futuro Macan, que será exclusivamente elétrico.

A plataforma PPE é do tipo «skate», onde a volumosa bateria fica arrumada no chão da plataforma entre os dois eixos. No futuro Boxster elétrico, a bateria deverá ficar atrás dos dois ocupantes, onde hoje encontramos o motor de combustão interna.

Uma opção que permite ao futuro desportivo não só manter a posição de condução o mais baixa possível, como apresentar uma distribuição de pesos muito próxima dos atuais 718 a combustão.

Ainda não sabemos nada acerca da sua performance, nem se será exclusivamente de tração traseira (com apenas um motor elétrico) ou se também contará com tração às quatro rodas (com dois motores), o que também seria uma estreia absoluta na história do modelo.

Também não sabemos qual será a capacidade da bateria, mas os rumores indicam que a autonomia deverá rondar os 400 km. Contudo, sabemos que as baterias serão fornecidas pela empresa finlandesa Valmet, em vez das fornecidas pela Dräxlmaier, como acontece com a gama Taycan.

Quando chega?

Pouco mais se sabe, em concreto, sobre os sucessores 100% elétricos dos Porsche 718 Cayman e 718 Boxster.

Tal como aconteceu com o novo Macan elétrico, também o projeto do Boxster elétrico parece estar a ser afetado pelos problemas de desenvolvimento da plataforma de software E3 1.2 por parte da Cariad, a divisão de software do Grupo Volkswagen.

Inicialmente estava previsto que os novos desportivos elétricos fossem revelados em 2023, mas agora o mais certo é serem revelados apenas em 2024.

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos foi desenvolvido com o auxílio da Porsche?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

19 projetos que tiveram o «dedinho» da Porsche e vocês não sabiam