Notícias SURPRESA. Este «SUV-coupé» é o futuro Peugeot 3008

Fotos-espia

SURPRESA. Este «SUV-coupé» é o futuro Peugeot 3008

O novo Peugeot 3008 foi apanhado pela primeira vez em testes e revelou uma carroçaria de inspiração «coupé». Mas muito mais vai mudar.

fotos-espia-peugeot-3008
© Razão Automóvel

Depois de há três meses ter sido apanhado com uma carroçaria de um Citroën C5, o novo Peugeot 3008 mostrou-se pela primeira vez com o seu «corpo», ainda sob a forma de um protótipo camuflado, nos habituais testes de inverno que decorrem Suécia.

Lançado em 2016 e renovado em 2020, o Peugeot 3008 tem sido um sucesso de vendas no continente europeu, tanto mais que é um dos modelos mais vendidos da marca do leão, com mais de um milhão de exemplares vendidos.

Agora, e depois do lançamento do novo 308 e do inédito 408que já testámos —, a Peugeot centra todos os seus esforços para o novo 3008, que será o grande lançamento da fabricante de Sochaux para 2023.

A NÃO PERDER: Primeiro teste ao Peugeot 408. Há vida para além dos SUV?
fotos-espia_Peugeot_3008_02
Parece que o novo Peugeot 3008 se vai render às inspirações coupé. © Razão Automóvel

O que se sabe?

Era um rumor e agora parece estar definitivamente confirmado: o novo 3008 — a terceira geração — vai adotar uma silhueta mais dinâmica, mais desportiva, de inspiração coupé.

Nas fotos-espia que ilustram este artigo é possível ver a forte inclinação do vidro traseiro, ainda que a Peugeot nos tenha tentado trocar as voltas com a adição de um volume na traseira.

Porém, se nos centrarmos no pilar traseiro, é possível ver onde começa o óculo traseiro e onde começa a «caixa» camuflada deste protótipo de testes, um elemento que tem como objetivo aproximar este protótipo do «corpo» mais tradicional dos SUV.

fotos-espia_Peugeot_3008_02 perfil
A camuflagem densa deste protótipo consegue esconder quase tudo, menos a linha de tejadilho mais baixa, típica dos modelos de inspiração coupé. © Razão Automóvel
Este modelo de testes pouco ou nada mais revela, por culpa da densa camuflagem que exibe, mas sabemos que o novo 3008 também vai estrear uma evolução da linguagem visual da Peugeot, marcada, em particular, por linhas ainda mais esculpidas e por umas garras dianteiras (sob os faróis) mais estilizadas.

LEIAM TAMBÉM: “O 408 atualmente não tem concorrentes”. Entrevistámos o diretor de produto da Peugeot

Sobre isto, o protótipo Inception, que a Peugeot vai revelar no início de 2023, no CES, em Las Vegas (EUA), poderá dar pistas importantes acerca do que podemos esperar para o novo 3008, que também passará por uma importante evolução ao nível do interior.

Peugeot 408
O interior do novo 3008 vai representar uma enorme evolução face ao que vimos recentemente nos novos 308 e 408.

O conceito i-Cockpit será mantido, como já se esperava, mas vai evoluir, quer ao nível do volante quer ao nível da instrumentação digital. Já ao centro podemos esperar um ecrã de grandes dimensões, com os novos botões i-Toggles a surgirem logo abaixo (como nos novos 308 e 408), e um segundo ecrã, mais pequeno, montado na consola central.

E as motorizações?

A nova geração do Peugeot 3008 vai estrear a nova plataforma STLA Medium — nascida originalmente como eVMP, ainda no tempo do Groupe PSA — pelo que estará preparado para receber vários tipos de motorizações, inclusive uma variante totalmente elétrica, que deverá chamar-se e-3008.

De acordo com os franceses da L’Argus, o Peugeot e-3008 estará disponível com um ou dois motores elétricos, com as versões base a rondarem os 170 cv ou 200 cv e as versões mais potentes a atingirem os 300 cv.

Quanto à autonomia, deverá variar entre os 500 km e os 550 km, de acordo com a capacidade da bateria: 70 kWh ou 87 kWh.

Diesel é para manter?

As informações em torno da versão elétrica ainda são escassas e não passam, até ao momento, de especulações. Porém, podemos dizer com certeza que o novo 3008 vai manter a aposta nos motores de combustão interna (não podia ser de outra forma…) e poderá contar, inclusive, com motorizações Diesel, tal como acontece no Peugeot 308.

A NÃO PERDER: Ofensiva total. 2023 será o ano da eletrificação na Peugeot

Certo, para já, é que os 3008 mais acessíveis terão motorizações a gasolina. Estas serão asseguradas por uma nova versão do motor 1.2 PureTech de 136 cv com sistema mild-hybrid de 48 V.

Contará, como o atual, com versões híbridas plug-in, que deverá contemplar uma nova versão do 1.6 PureTech e uma bateria de iões de lítio de maior capacidade, a rondar os 20 kWh.

Quando o vamos ver?

Os protótipos de teste do novo Peugeot 3008 vão continuar na estrada durante mais alguns meses, com a sua revelação a acontecer apenas na segunda metade do próximo ano. Quanto à chegada ao mercado, só deverá ter lugar no final de 2023 ou no início de 2024.

Fonte: L’argus

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 405 T16?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Peugeot 405 T16, o especial de homologação (aparentemente)