Notícias CUPRA junta-se à ABT para correr na Fórmula E já em 2023

Apresentação

CUPRA junta-se à ABT para correr na Fórmula E já em 2023

A CUPRA vai estrear-se na Fórmula E na temporada de 2023 ao lado da ABT, que estava ausente da competição desde o abandono da Audi.

CUPRA ABT Formula E

Depois de competirem juntas na Extreme-E, a CUPRA e ABT acabam de anunciar que vão alargar a sua parceria para a Fórmula E, a começar já na próxima temporada, com os novos carros de terceira geração.

Para a CUPRA, este passo acaba por ser “natural”, tendo em conta a aposta que a jovem marca tem feito na competição nos últimos anos, com o desenvolvimento do CUPRA E-Racer com que se corre o campeonato ETCR da FIA e com a participação na Extreme-E.

A entrada na Fórmula E faz-se em parceria com a ABT, mas o eixo motriz do monolugar de Gen3 não será desenvolvido nem pela ABT nem pela CUPRA. Para este primeiro ano a equipa ABT CUPRA vai usar tecnologia da Mahindra Racing.

A NÃO PERDER: Porsche 99X Electric. Os segredos do novo carro de Félix da Costa na Fórmula E

Expectativas altas

“As corridas estão no centro do ADN da CUPRA e na CUPRA vamos sempre ganhar”, afirmou Wayne Griffiths, diretor executivo da CUPRA. “Este é o momento perfeito para dar o passo seguinte e para nos juntarmos à maior competição automóvel elétrica do mundo”, acrescentou.

Mal posso esperar para ver a equipa ABT CUPRA a competir na Fórmula E, no coração de algumas das cidades mais emblemáticas do mundo.

“A Fórmula E é uma plataforma única para que os principais fabricantes de automóveis do mundo criem emoções e continuem a demonstrar que os desportos com motores elétricos não são aborrecidos e que andam de mão dada com o rendimento”, afirmou Griffiths.

Quem são os pilotos?

A estreia da CUPRA na Fórmula E vai fazer-se com uma dupla de pilotos que até aqui estava associada à Audi: o holandês Robin Frijns e o suíço Nico Müller.

E por falar em Audi, importa recordar que com a saída da Audi da Fórmula E no final de 2021 a ABT deixou de correr nesta competição de monolugares 100% elétricos durante uma temporada, a de 2022.

Agora regressa ao lado da CUPRA, com uma “bagagem” notável, já que é uma das fabricantes mais bem sucedidas da história deste campeonato: tem 47 pódios e soma 1380 pontos.

CUPRA ABT Formula E

O que muda na Gen3?

O monolugar da ABT CUPRA foi o mais recente Gen3 a ser revelado, depois de já termos visto as novas “cores” de equipas como a Nissan, Jaguar, DS, McLaren, Maserati e Porsche. Mais potentes, ágeis, rápidos e eficientes, os modelos Gen3 prometem corridas ainda mais emocionantes.

LEIAM TAMBÉM: CUPRA UrbanRebel (2025). O futuro elétrico dos “hot hatch”?

Podem ver (ou rever) o vídeo da apresentação do novo Porsche 99X Electric Gen3 e ficar a par de todos os “segredos” da nova era da Fórmula E:

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo da SEAT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

SEAT 1400. Este foi o primeiro automóvel da marca espanhola