Notícias Este é o novo Porsche 911 ST. O que esperar desta versão exclusiva?

Antevisão

Este é o novo Porsche 911 ST. O que esperar desta versão exclusiva?

O novo Porsche 911 ST voltou a ser "apanhado" nos habituais testes de estrada. Chega em 2023 e pode ser o 911 mais leve da atualidade.

Porsche 911 St fotos-espia

Avistado pela primeira vez em maio deste ano, o protótipo de testes do novo Porsche 911 ST voltou a ser apanhado nos arredores do mítico circuito do Nürburgring.

Esta série especial do 911 vai ser apresentada ao mundo durante o decorrer do próximo ano, com a marca de Estugarda a recuperar outra sigla histórica, depois de ainda recentemente nos ter mostrado o novo Porsche 911 Sport Classic.

Se o 911 Sport Classic é um “piscar de olho” ao passado, o 911 ST vai ainda mais longe, já que o 911 ST original é uma das versões mais raras do icónico desportivo alemão: estimam-se que tenham sido feitas apenas 23 ou 24 unidades.

A NÃO PERDER: Não pára. Este Porsche 911 Turbo já tem mais de um milhão de quilómetros
Fotos-Espia Porsche 911 ST
Apesar de ainda ser um protótipo de testes, esta unidade já quase não apresenta camuflagem. © Razão Automóvel

Como a Porsche vai recuperar a sigla ST?

Ao contrário do 911 Sport Classic, que deriva do 911 Turbo S, o novo Porsche 911 St vai ter por base o 911 GT3 Touring, ainda que apresente, naturalmente, algumas modificações.

Isso fica logo muito bem visível ao nível do tejadilho, que é do tipo “dupla bolha”, com uma secção central mais baixa, tal como o 911 Sport Classic.

Na dianteira também podemos ver novas tomadas de ar na parte inferior do capô e um para-choques com uma grelha que se estende por quase toda a largura. Destaque ainda para o spoiler dianteiro muito proeminente.

Fotos-Espia Porsche 911 ST perfil
De perfil é possível perceber que o tejadilho é do tipo “dupla bolha”, tal como o do 911 Sport Classic. © Razão Automóvel
De perfil salta à vista um novo elemento aerodinâmico entre as rodas dianteiras e as portas (serão em fibra de carbono), e os manípulos das portas, de aspeto mais clássico, parecidos com os que vemos no novo 911 GT3 RS.

LEIAM TAMBÉM: Porsche 911 Dakar. Tudo sobre o 911 todo o terreno

A secção traseira apresenta, sem surpresa, um desenho mais agressivo, com elementos aerodinâmicos nas extremidades e com um difusor de ar ao centro. A traseira parece também ligeiramente alargada, tal como acontece no 911 Turbo S.

Fotos-Espia Porsche 911 ST
Secção traseira parece ser mais alargada, tal como no 911 Turbo S. © Razão Automóvel

O que sabemos?

A avaliar pelo protótipo de testes, podemos esperar uma versão com jantes de aperto central, como no 911 GT3 RS, e travões carbocerâmicos. Quanto ao motor escolhido para animar esta proposta, será o glorioso flat-six naturalmente aspirado do GT3, com 4,0 l de capacidade e 510 cv e capaz de fazer estridentes 9000 rpm.

A NÃO PERDER: Conduzimos o Porsche 911 GTS (992). A versão que faz mais sentido?

Resta apenas saber se a potência se irá fixar neste patamar ou se poderá eventualmente subir. Certo, para já, é que este 911 ST vai contar com caixa manual e pode muito bem vir a ser o modelo mais leve da geração atual (992) do mítico 911.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Porsche C88?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

19 projetos que tiveram o «dedinho» da Porsche e vocês não sabiam