Notícias Corolla, Supra e GR86. Nenhum destes Toyota escapou à «febre do SEMA»

SEMA 2022

Corolla, Supra e GR86. Nenhum destes Toyota escapou à «febre do SEMA»

Além do GR Corolla Rally Concept a Toyota mostrou no SEMA duas versões especiais do GR Supra, um GR86 para drift e outro para as pistas.

O Yaris tem tido muito sucesso no WRC, mas nem isso impediu a Toyota de imaginar uma variante do Corolla pensada para os ralis: o GR Corolla Rally Concept.

Revelado no SEMA 2022, o Toyota GR Corolla Rally Concept tem como base o GR Corolla Circuit Edition. Visualmente destaca-se o exuberante kit de carroçaria que inclui vários elementos em fibra de carbono como as saias laterais, o splitter dianteiro ou a asa traseira.

Ainda no exterior, o GR Corolla Rally Concept conta com jantes da OZ Racing de 17”. No interior encontramos bancos de competição, uma roll cage e um comando do travão de mão reposicionado para facilitar a sua utilização.

A NÃO PERDER: Culpem a falta de chips. Toyota troca chave «inteligente» por chave «normal»
Toyota GR Corolla Rally Concept vista traseira 3/4

Por fim, no capítulo da mecânica o Toyota GR Corolla Rally Concept apresenta-se com os mesmos 304 cv e 370 Nm de série extraídos do G16E-GTS, ao qual surgem associados um sistema de escape da MagnaFlow e um novo filtro de ar.

Por fim, o sistema de travagem é o mesmo do modelo de série, mas nos discos traseiros foi reforçado com um segundo par de pinças Wilwood.

Os «super-Supra»

Outra das criações da Toyota reveladas no SEMA 2022 foi um par de GR Supra capazes de cumprir o «1/4 de milha» — os 402 m tradicionais de uma prova de arranque — em apenas 10,984s.

A ideia por trás destes dois GR Supra foi explorar que ganhos seriam possíveis obter com um orçamento de 10 mil dólares (cerca de 10 123 euros) e, a julgar pelo resultado final, no campo da performance os ganhos possíveis são muitos.

Baseados em dois GR Supra de 2020 equipados com seis cilindros em linha, estes «super Supra» receberam um novo turbo, intercoolers da CSF, um novo sistema de escape e foram alvo de melhorias na ECU.

Resultado? A potência quase que duplicou para os 629 cv (799 Nm de binário), valores bem superiores aos 340 cv (e 494 Nm) oferecidos de série.

Para lidarem melhor com o aumento de potência a Toyota equipou estes dois GR Supra com eixos traseiros reforçados, novas jantes e pneus especialmente pensados para os arranques nas drag strip.

Pronto para o drift

Por natureza o Toyota GR86 já parece especialmente talhado para o drift, mas a marca japonesa quis ir mais longe e o que resultou desse exercício foi o GR86 Daily Drifter.

Criado por Larry Chen, um fotógrafo de Fórmula Drift, o Toyota GR86 Daily Drifter viu a sua potência subir dos 231 cv para os 304 cv graças à instalação de um compressor no boxer de quatro cilindros de 2,4 l e de um novo sistema de escape.

Além disto este GR86 conta com um radiador em alumínio da CSF, um novo sistema de travagem, coilovers, braços de suspensão e barra estabilizadora ajustáveis e um kit que permite ainda ajustar o ângulo da direção.

Como se tudo o que já mencionámos não chegasse, o Toyota GR86 Daily Drifter conta com um novo diferencial, uma roll cage, um volante de competição e novos bancos da Sparco.

Visualmente, este GR86 parece pronto para protagonizar o próximo “The Fast and the Furious: Tokyo Drift” e destaca-se pela adoção de vários elementos em fibra de carbono como o splitter dianteiro, a asa traseira, as saias laterais ou o capô. Já as jantes são da Motegi Racing.

Toyota GR 86 Cup
O GR86 Cup será a base de um troféu monomarca a lançar em 2023.

Por fim, a Toyota aproveitou ainda o SEMA 2022 para dar a conhecer o Toyota GR86 Cup que, como indica a sua designação, é um novo modelo de competição que fará parte de uma nova competição monomarca nos EUA que começa em 2023.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a segunda geração do Toyota Paseo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?