Notícias Nova semana traz nova descida nos preços do gasóleo e gasolina

Combustíveis

Nova semana traz nova descida nos preços do gasóleo e gasolina

O preço dos combustíveis voltou a descer esta semana, confirmando as previsões. Fiquem a par dos preços da gasolina e gasóleo.

Tal como apontavam as previsões, esta segunda-feira, 28 de novembro, o preço dos combustíveis voltou a baixar. Recorde-se que estas apontavam para uma descida do preço médio do gasóleo em cinco cêntimos por litro e de 4,5 cêntimos no caso da gasolina.

Tendo em conta os preços médios divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) na última sexta-feira (25 de novembro) — que já têm em conta os descontos praticados pelas gasolineiras — o preço médio do gasóleo deverá fixar-se nos 1,641 €/l e o da gasolina simples 95 nos 1,649 €/l.

Desta forma, alcançou-se ainda a paridade entre o preço do gasóleo e da gasolina depois de vários meses em que o gasóleo esteve mais caro que a gasolina.

A NÃO PERDER: É possível converter um motor Diesel para funcionar a GPL?
Gasolina
Num mês o preço do gasóleo desceu 32 cêntimos e o da gasolina 25 cêntimos, mas esta tendência pode estar perto de terminar.

Quanto desceram as principais gasolineiras?

Entre as principais gasolineiras as descidas até chegaram a ser superiores às previsões. Na BP a descida foi de 5,5 cêntimos por litro no gasóleo simples e na gasolina simples 95, e de 6,5 cêntimos por litro na gasolina simples 98.

Na Repsol tanto o gasóleo como a gasolina ficaram mais baratos seis cêntimos por litro. Por fim, só na Galp é que a descida do preço dos combustíveis foi exatamente ao encontro das previsões: 4,5 cêntimos por litro na gasolina e cinco cêntimos por litro no gasóleo.

As medidas fiscais vão mudar?

Tendo em conta que já são seis semanas consecutivas de descida do preço dos combustíveis, o Governo poderá decidir reduzir no próximo mês de dezembro as medidas extraordinárias de redução fiscal.

Atualmente a redução do ISP (equivalente a uma redução do IVA de 23% e 13%), a devolução do adicional do IVA e a suspensão da taxa de carbono permitem uma diminuição da carga fiscal de 32,1 cêntimos por litro no gasóleo e de 27,6 cêntimos por litro na gasolina.

Relembramos que durante o mês de outubro o Governo reduziu o desconto do ISP em cerca de 0,1 cêntimos por litro no gasóleo e 4,4 cêntimos por litro na gasolina, devido à descida do preço dos combustíveis verificada nas semanas anteriores.

Outro «sinal» de que as descidas do preço dos combustíveis podem estar perto de terminar deve-se à reunião entre a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e os seus aliados no próximo dia 1 de dezembro. Nesta deverá ser a tomada a decisão de reduzir a produção de petróleo, algo que deverá fazer subir o preço nos mercados.

Fonte: EcoMais Gasolina

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo a contar com um sistema start & stop?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O sistema START-STOP já era utilizado pelo FIAT Regata ES em…1982!