Notícias Parece um Volkswagen mas é um Porsche. É a Transporter T3 mais rara do mundo

Venda

Parece um Volkswagen mas é um Porsche. É a Transporter T3 mais rara do mundo

Parece uma Transporter T3 normal, mas na realidade chama-se Porsche B32. Estima-se que só haja sete unidades e uma delas está à venda.

Praticamente igual a qualquer Transporter T3, a Porsche B32 é o resultado de um problema muitas vezes enfrentado pelas equipas de competição: ter veículos de apoio rápidos o suficiente para acompanharem a azáfama das corridas.

Em 1985, a Porsche precisava de um carro de apoio rápido o suficiente para transportar peças dos Porsche 959 com que disputou o Rally Dakar nesse ano.

Uma vez que nenhuma marca construía uma carrinha que respondesse a essa necessidade — em Estugarda não deviam conhecer as Transit Supervan—, a Porsche «meteu mãos à obra» e criou um veículo que estivesse à altura das necessidades.

A NÃO PERDER: Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China

Parece um Volkswagen, mas não é

O resultado deste projeto foi a Volkswagen Transporter T3 B32, também conhecida como Porsche B32.

Baseada no furgão alemão, a B32 era mais do que um simples «engine swap», contando com um VIN da Porsche e sendo identificada nos seus documentos como um modelo da… Porsche! Sim, no livrete consta Porsche e não Volkswagen.

Na base deste modelo encontramos o motor flat-six do Porsche 911 3.2 Carrera associado a uma caixa de velocidades da Porsche. Com 231 cv, este motor «empurra» a Porsche B32 até aos 185 km/h de velocidade máxima.

Para lidar com este incremento das performances, a B32 recebeu um novo acerto de suspensão e travões melhores do que aqueles que equipavam de série as VW Transporter T3.

Além das alterações mecânicas, a B32 também conta com um visual diferente. No exterior destacam-se as saias dianteira e traseira, jantes Fuchs de 16”, uma saída de escape de maiores dimensões e novas entradas de ar para arrefecer o flat-six.

Já no interior são os revestimentos em couro, os manómetros extra e, acima de tudo, o símbolo da Porsche no volante que captam as atenções.

VEJAM TAMBÉM: 19 projetos que tiveram o «dedinho» da Porsche e vocês não sabiam

Um autêntico unicórnio

No total estima-se que tenham sido produzidas sete unidades. Por essa razão, não nos surpreende o valor pedido por uma unidade da B32 colocada à venda pelo Porsche Classic Center de Gelderland, nos Países Baixos.

São 364 900 euros, um valor muito superior aos 291 833 euros que custa um Porsche 911 GT3 RS novo!

Quanto a esta unidade, foi produzida em 1985 mas só em julho de 1988 é que foi registada. Aparentemente em bom estado geral, conta com 130 770 quilómetros.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Volkswagen Corrado?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen Corrado: recordar um ícone germânico
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Volkswagen Corrado: recordar um ícone germânico