Notícias Este Porsche 911 GT3 tem mais de Subaru do que apenas a pintura

SEMA 2022

Este Porsche 911 GT3 tem mais de Subaru do que apenas a pintura

Chama-se Porsche 911 GT3 STI By Eneos e além da pintura inspirada nos Subaru que correram no WRC, tem também «coração» japonês.

Criado pela Eneos em conjunto com DevSpeed Motorsports, o Porsche 911 GT3 STI By Eneos de que vos falamos hoje é uma espécie de «monstro de Frankenstein automóvel» ou, se preferirem, um ótimo exemplo de reciclagem.

Na base de todo este projeto encontra-se um Porsche 911 GT3 (997) de 2007 que esteve envolvido num acidente, tendo sido depois comprado num leilão pelo piloto de drift Faruk Kugay.

Desprovido do seu motor boxer de seis cilindros original, este 911 GT3 era como uma espécie de «tela em branco».

A NÃO PERDER: Heresia? Porsche 959 foi alvo de um restomod com mais de 800 cv
Porsche 911 GT3 STI By Eneos vista traseira 3/4

Sendo um Porsche fazia todo o sentido que voltasse a ser equipado com um motor boxer, mas quando chegou a hora de lhe oferecer um novo motor a escolha não recaiu sobre um qualquer flat-six da marca de Estugarda.

Em vez disso, os responsáveis por devolver este 911 GT3 à estrada optaram por um boxer de… quatro cilindros e para mais proveniente da Subaru — o EJ25 que equipou o Impreza STi de 2008.

Motor conhecido, mas muito «mexido»

Para garantir que o EJ25 estava à altura das suas novas funções, a Eneos e a DevSpeed Motorsports alteraram profundamente o propulsor nipónico.

Adicionaram ao boxer de quatro cilindros um turbo BorgWarner EFR 7064-C, um novo intercooler, nova árvore de cames, novos injetores, nova bomba de combustível e um novo sistema de escape em aço inoxidável.

O resultado final de tudo isto são 550 cv de potência, ou seja, mais 250 cv do que debitava de série e um valor consideravelmente mais elevado que os 415 cv oferecidos pelo 3,6 l flat-six que equipava o 911 GT3 (997) originalmente.

Porsche 911 GT3 STI By Eneos pormenor motor
Desde o Porsche 912 que não víamos um modelo com a carroçaria do 911 e um motor de quatro cilindros boxer. E se há algo que une estes dois construtores tão díspares é, sem dúvida, a sua preferência por motores boxer ou de cilindros opostos.

Tal como o motor, também a caixa manual de seis relações é da Subaru, mas, ao contrário do Impreza, neste 911 só envia o binário para as rodas traseiras.

Pronto para as pistas

Além do novo motor, o Porsche 911 GT3 STI By Eneos recebeu uma série de melhoramentos especialmente pensados para otimizar o seu desempenho em circuito.

Assim, temos um chassis especialmente ajustado para o uso em pista que equipa uma suspensão coilover da BC Racing, com componentes usados pelos 911 Cup de competição.

A juntar a tudo isto o 911 GT3 STI By Eneos conta com uma roll cage, mas manteve o sistema de travagem de origem, sendo a única novidade a adoção de pastilhas de travão da Hawk.

Visual à altura

Apresentadas todas as mudanças no capítulo da mecânica é impossível falar acerca do 911 GT3 STI By Eneos sem abordar o seu aspeto.

O 911 GT3 STI By Eneos revelado no SEMA conta com um proeminente splitter dianteiro, guarda-lamas mais largos com saídas de ar, tejadilho em carbono e um novo para-choques traseiro.

Curiosamente a asa traseira típica do 911 GT3 desapareceu e «levou consigo» a cobertura do motor. Já as jantes não escondem a inspiração nas Fuchs usadas pelos Porsche clássicos.

No interior temos somente o necessário, ou seja, bancos em fibra de carbono, cintos idênticos aos usados em competição, um pequeno painel de instrumentos digital e um tabliê reduzido ao mínimo indispensável.

A rematar o conjunto e também a fazer a ligação ao «coração» Subaru que o equipa, temos a «pintura de guerra» deste 911 GT3, a evocar os Impreza que se celebrizaram no mundial de ralis com pilotos como Colin McRae ou Richard Burns aos comandos.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o Audi R8?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Aqui só entram motores V10. Fiquem a conhecê-los
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Aqui só entram motores V10. Fiquem a conhecê-los