Notícias NSX, RX-7, GT-R e Supra. «Quarteto fantástico» JDM vai a leilão

Leilão

NSX, RX-7, GT-R e Supra. «Quarteto fantástico» JDM vai a leilão

Honda NSX, Mazda RX-7, Nissan Skyline GT-R e Toyota Supra. Estes quatro «heróis JDM» vão ser leiloados a 5 de novembro.

O Honda NSX (NA1), Mazda RX-7 (FD)Nissan Skyline GT-R (R34) e Toyota Supra (A80) são quatro dos modelos mais desejados alguma vez vindos do país do sol nascente.

Por isso mesmo, vê-los aos quatro juntos, para serem leiloados, é um evento. Algo que vai acontecer já no próximo dia 5 de novembro num evento da RM Sotheby’s.

Com exceção do NSX, todos estes desportivos apresentam oficialmente 280 cv, ou não fossem todos eles modelos nipónicos dos anos 90, época em que vigorava um «acordo de cavalheiros» que limitava a potência a esse valor.

A NÃO PERDER: TOP 10. Os melhores motores japoneses de todos os tempos

O mais interessante é a forma diversa como estes alcançam esses valores. O Nissan Skyline GT-R (R34) e o Toyota Supra (A80) valem-se de motores de seis cilindros em linha turbocomprimidos.

O Honda NSX, o único com mais do que 280 cv — 294 cv para sermos precisos, por ser  — recorre a um 3.2 V6 VTEC naturalmente aspirado.

Por fim, o Mazda RX-7 é o que adota a solução mais «exótica»: um motor Wankel biturbo.

Os exemplares à venda

Começando pelo Honda NSX, a RM Sotheby’s espera que seja arrematado entre 80 mil euros e 150 mil euros por este exemplar de 2001 originalmente feito para o mercado japonês.

Pintado de preto, este NSX-T corresponde à versão Targa do supercarro nipónico, e além de contar com o mais recente 3.2 V6, apresenta-se com uma caixa manual de seis relações.

Já tinha sido leiloado antes, em 2014 e 2019, e este NSX conta ainda com outra peculiaridade: o seu velocímetro só está graduado até aos 180 km/h, tudo porque se destinava ao Japão (que limita todos os automóveis a essa velocidade).

Passando para o Mazda RX-7, trata-se de um RX-7 Spirit R, a versão mais exclusiva do modelo japonês. Uma de apenas 217 unidades pintadas na cor “Blue Mica” foi produzido em maio de 2002 e apenas percorreu 5762 km desde então.

Uma vez que este RX-7 está guardado há vários anos, a RM Sotheby’s aconselha o próximo proprietário a efetuar uma profunda revisão antes de o devolver à estrada. Contudo, isso não impede uma estimativa de preço entre os 80 mil euros e 115 mil euros.

VEJAM TAMBÉM: Ayrton Senna na Williams? Com uma condição… conduzir o Honda NSX

Também o Toyota Supra que vai ser leiloado andou muito poucos quilómetros, apenas 8293. Sem a marcante asa traseira e o interior em couro oferecido de série na Europa, as estimativas da RM Sotheby’s são de que este Supra seja vendido por um valor entre os 95 mil euros e os 140 mil euros.

Por fim, cabe ao Nissan Skyline GT-R as «honras» de ser o carro com a estimativa de preço mais alta: 140 mil euros a 185 mil euros.

Esta unidade corresponde a um Nissan Skyline GT-R R34 V-Spec II Nür e saiu da linha de produção em 2002 como um de 156 exemplares pintado na cor “Millenium Jade Metallic”.

Desde 2017 que está em Hong Kong e atualmente apresenta-se com 61 234 km. Tal como o Mazda RX-7, também este GT-R precisa de uma revisão antes de voltar à estrada.

Sabe esta resposta?
Em que modelo se baseava o Honda Crossroad?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Não estão a ver mal. Este Discovery é mesmo um Honda
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Não estão a ver mal. Este Discovery é mesmo um Honda