Notícias Poderia ser este o novo Lancia Ypsilon?

Design

Poderia ser este o novo Lancia Ypsilon?

Com o ressurgimento da Lancia como marca premium a aproximar-se a passos largos, o designer Marco P. Maltese imagina o futuro Ypsilon.

O Lancia Ypsilon é, desde 2014, o único modelo da histórica marca italiana em comercialização e, desde 2017, é apenas vendido em Itália.

Um estado de coisas que promete mudar a partir de 2024. Não só veremos um sucessor para o pequeno modelo italiano, como a Lancia voltará a estar presente fora de Itália — fiquem a saber quais os primeiros mercados a que a Lancia vai regressar.

Esse ressurgimento — integrada na divisão premium da Stellantis, juntamente com a Alfa Romeo e DS Automobiles — será complementado com o lançamento de três modelos entre 2024 e 2028. O Ypsilon, como já referimos, será o primeiro, seguido do Aurelia (topo de gama) e de um novo Delta.

FUTURO: Todos os planos da Lancia para os próximos 10 anos
Lancia Ypsilon

Há que admitir que este ressurgimento está a gerar alguma expetativa não só nos fãs da marca italiana, como também entre… a comunidade de design. Isto porque quando olhamos para a história da Lancia, o que não faltam são referências que ainda hoje são motivo de inspiração para muitos designers automóveis.

Será que esta nova Lancia continuará a inspirar? Ainda não sabemos. Mas poderemos ter, quem sabe, uma ideia do que esperar no próximo Lancia Design Day que vai acontecer no dia 28 de novembro. Um evento que dará a conhecer modelos do passado — Fulvia Coupé, Gamma Coupé e Beta HPE — que vão informar os Lancia do futuro e, quem sabe, dar um vislumbre desse mesmo futuro.

Um novo Ypsilon

Há quem não queira esperar tanto. O designer italiano Marco P. Maltese propõe, desde já, um novo Lancia Ypsilon para esta nova fase da existência da marca italiana.

Estes renderings digitais mostram um Ypsilon bastante distinto do modelo atual, com uma aparência muito mais amadurecida, «limpa» e sofisticada… mais premium.

Continua a ser um dois volumes de cinco portas, mas as rodas de grande dimensão, a distância ao solo superior ao habitual e até as proteções nos arcos das rodas e à volta de toda a carroçaria (em preto brilhante), mostram uma clara influência do universo crossover e SUV.

Não seria de espantar que essa influência fosse sentida na próxima geração do modelo italiano — haverá melhor forma de garantir sucesso comercial hoje?

Contudo, essa influência é muito mais contida, com este Ypsilon a apostar numa imagem refinada e elegante, longe da elevada agressividade visual que caracteriza a maioria da estética automóvel hoje.

Temos uma face marcada por uma assinatura LED muito fina que «descansa» no topo de uma «grelha» de contornos típicos da Lancia.

Só que não é uma grelha, pois Marco P. Maltese imagina o futuro Ypsilon como um modelo 100% elétrico — o Ypsilon que vamos conhecer em 2024 também será elétrico, mas continuará a ter motores de combustão interna, pelo menos até 2027.

Lancia Ypsilon proposta para sucessor, perfil
© Marco P. Maltese
De perfil são as rodas de grande dimensão e com um desenho de turbina que ganham destaque, assim como o pilar C, com contornos influenciados pelos do primeiro Delta (1979).

Por fim, na traseira deste Lancia Ypsilon encontramos um óculo traseiro de grandes dimensões — em contraste ao que é habitual hoje — a prometer muitos bons níveis de visibilidade traseira. E para mais integra os farolins traseiros, que são unidos na sua base por uma faixa LED.

Lancia Ypsilon proposta para sucessor, traseira
© Marco P. Maltese
Passo a palavra para vocês. Este projeto daria um bom Lancia Ypsilon ou deveria seguir um outro caminho?