Notícias Esqueçam o Initiale. O Renault Twingo Lecoq é o verdadeiro «Twingo de luxo»

Arranque a Frio

Esqueçam o Initiale. O Renault Twingo Lecoq é o verdadeiro «Twingo de luxo»

O Renault Twingo Lecoq distinguia-se pela pintura exclusiva, acabamentos em madeira e bancos em couro; só foram feitas 50 unidades.

Falar de uma versão luxuosa da primeira geração do Renault Twingo era relembrar a versão Initiale. Contudo, o Twingo Lecoq é o verdadeiro detentor do título de «Twingo de luxo».

O Twingo Lecoq foi produzido apenas entre 1995 e 1996 pela Carrosserie Lecoq, empresa fundada por André Lecoq e conhecida como “o Chanel do restauro automóvel”.

No total saíram da linha de produção 50 unidades e identificá-las é fácil: todas elas trazem uma faixa de cor distinta cuja forma inspira-se na usada pelo… Bugatti Royale. As jantes BBS são também exclusivas desta versão.

A NÃO PERDER: Renault Twingo com motor Ferrari. A ideia que esteve na origem do Clio V6

No interior a Carrosserie Lecoq apostou nos revestimentos em couro, nos acabamentos em madeira no tabliê e até pintou os plásticos de preto, um claro contraste com as cores alegres típicas dos Twingo. Por fim, havia uma placa numerada a atestar a exclusividade destes Twingo.

Se no exterior e interior o Twingo Lecoq diferia bastante dos outros Twingo, na mecânica era exatamente igual. A animá-lo estava um 1,2 l com quatro cilindros e 55 cv que podia ser associado a uma caixa manual de cinco relações ou a uma caixa com embraiagem pilotada.

Apesar da sua raridade, há dois Twingo Lecoq à venda: a oitava unidade foi colocada à venda pela Motors Corner por 19 900 euros e a 13.ª pela própria Carrosserie Lecoq e custa 25 mil euros.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Renault Twingo R.S.?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Pocket Rockets do séc. XXI. Os primeiros 10 anos foram assim