Notícias Este «mini-Twingo» é um elétrico da Renault mais barato que o Spring

Arranque a Frio

Este «mini-Twingo» é um elétrico da Renault mais barato que o Spring

O JMEV Xiaoqilin é um citadino elétrico resultante de uma "joint venture" entre o Grupo Renault e a chinesa JMEV.

Apesar de ter no Dacia Spring um dos elétricos mais acessíveis, o Grupo Renault e a sua parceira chinesa JMEV (Jiangling Motors Electric Vehicle) criaram um elétrico ainda mais barato, o JMEV Xiaoqilin.

Com 3,44 m de comprimento, 1,64 m de largura e uma distância entre eixos de 2,34 m, o Xiaoqilin é mais pequeno que o Dacia Spring (3,73 m de comprimento) ou até que o Fiat 500 (3,63 m).

Visualmente o JMEV Xiaoqilin não esconde a inspiração em modelos como os Toyota Aygo ou Suzuki Alto, mas a sua «musa» principal parece ter sido o atual Renault Twingo.

A NÃO PERDER: Dongfeng EV Nano Box. O «primo» chinês do Dacia Spring

Isso fica evidente sobretudo na secção traseira que, para os mais desatentos, até pode ser confundida com a do citadino gaulês — também tem uma variante elétrica. Já no interior reina a simplicidade e nem sequer conta com um ecrã tátil central.

A animar este citadino temos um motor elétrico com apenas 35 cv (Spring tem 44 cv) que é alimentado por uma bateria LFP (fosfato de ferro-lítio), consideravelmente mais barata. A autonomia ainda não foi revelada.

O JMEV Xiaoqilin deverá ficar-se apenas pelo mercado chinês. Tendo em conta as exigências obrigatórias em segurança no “velho continente” é pouco provável que o vejamos por cá — em caso contrário seria um sério rival para o Dacia Spring.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em qual destes modelos se baseava o EVA Metro?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Sabiam que o Renault 12 foi testado pela NASA?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Sabiam que o Renault 12 foi testado pela NASA?