Notícias O nome diz tudo. Toyota bZ Compact SUV antecipa futuro SUV compacto elétrico

Apresentação

O nome diz tudo. Toyota bZ Compact SUV antecipa futuro SUV compacto elétrico

A família de elétricos bZ da Toyota vai continuar crescer e o bZ Compact SUV Concept será um dos próximos membros da família a chegar.

Depois do crossover bZ4X — que já conduzimos — e da berlina bZ3 (só para a China), a Toyota antecipa o próximo capítulo da sua família de modelos 100% elétricos bZ com a revelação do bZ Compact SUV Concept.

O gigante japonês revelou o novo concept juntamente com a versão norte-americana do novo Prius no Salão de Los Angeles, que abriu hoje as suas portas.

Tal como o nome sugere, trata-se de um SUV compacto, o que significa que, quando chegar ao mercado, se posicionará abaixo do bZ4X e podemos o ver como uma alternativa elétrica ao híbrido C-HR.

LEIAM TAMBÉM: Corolla Cross. Já testámos o novo SUV híbrido da Toyota
Toyota bZ compact SUV Concept traseira 3/4

As suas proporções e linhas reforçam essa proximidade ao C-HR, com um estilo dinâmico, mas mais futurista, minimalista e sofisticado. Contudo, a dianteira remete imediatamente para o novo Prius, revelado um dia antes.

Também o interior segue o exterior no seu aspeto futurista e minimalista, onde se destacam os dois ecrãs e o volante… que de volante parece ter pouco devido ao seu formato retangular.

Além de antecipar as formas do futuro SUV/Crossover elétrico, o bZ Compact SUV Concept também promove o uso de materiais mais ecológicos para o interior, recorrendo a alguns feitos à base de plantas e outros reciclados.

Ainda no interior destaque para o assistente pessoal que recorre a sinais sonoros e luminosos que se movem pelo habitáculo para comunicar com o condutor e os passageiros.

Quando chega?

Por enquanto a Toyota nada mais avançou sobre o bZ Compact SUV Concept — não há especificações técnicas —, resguardando-se para os primeiros dias de dezembro a divulgação de mais informação, durante a realização do Fórum Kenshiki.

Toyota bZ compact SUV Concept perfil

De qualquer forma não se prevê que a chegada da versão de produção do bZ Compact SUV Concept esteja muito afastada no tempo. Até porque a Toyota decidiu rever os seus planos de eletrificação, no sentido de os simplificar e acelerar, para fazer face à procura crescente do mercado por elétricos.

LEIAM TAMBÉM: Sonho realizado. O meu primeiro Toyota AE86 Corolla GT

Essa simplificação significa que nem todos os 30 modelos elétricos prometidos até 2030 deverão ver a «luz do dia», concentrando-se nos modelos de segmentos chave, ao mesmo tempo que procura maior eficiência ao nível dos custos.

Algo que se traduzirá numa primeira fase uma otimização da e-TNGA (que serve o bZ4X) e, possivelmente, na sua reforma prematura em favor de uma nova plataforma exclusiva para elétricos.