Notícias Pu+Ra Zero. A escultura que antecipa o design dos próximos Lancia

Apresentação

Pu+Ra Zero. A escultura que antecipa o design dos próximos Lancia

Além do Pu+Ra Zero, um manifesto tridimensional sobre o que esperar do design da Lancia, a marca revelou ainda o seu novo logótipo.

Ver vídeo

Ainda temos de esperar por 2024 para conhecer o primeiro Lancia da era Stellantis — o sucessor do Ypsilon —, mas a histórica marca italiana não quis esperar tanto tempo para nos dar um primeiro vislumbre sobre o seu futuro.

No evento “Design Day” a que pudemos assistir online, realizado no palácio Reggia di Venaria (Turim, Itália), Luca Napolitano, diretor executivo da Lancia, deu a conhecer o futuro do design da marca, a que chamou Pu+Ra Design — resulta da contração das palavras “Pure” e “Radical”.

Um conceito que procura combinar “as formas suaves, puras e sensuais dos modelos Aurelia e Flaminia” com as “mais modernas expressões de radicalidade e simplicidade, inspiradas na linguagem do mobiliário, da arquitetura e da moda, bem como pela história desportiva da marca, incorporada nos famosos Stratos e Delta.”

LEIAM TAMBÉM: Poderia ser este o novo Lancia Ypsilon?

A primeira manifestação física desse conceito não foi um novo concept car — tudo indica que veremos um, algures em 2023 —, mas é sim “uma escultura, um manifesto tridimensional que inspira os veículos que serão lançados entre 2024 e 2028”, segundo Napolitano, a que chamou de Pu+Ra Zero.

Pu+Ra Zero

Não deixa de ser simbólico a Lancia ter chamado a este primeiro vislumbre do futuro design da marca de Pu+Ra Zero, recordando o Stratos Zero — desenhado por Marcelo Gandini, na Bertone —, ainda hoje um dos concepts mais radicais de sempre e uma fonte de inspiração para tantos.

Esta escultura não antecipa nenhum modelo em particular, mas podemos retirar dela vários elementos que irão estar presentes nos futuros Lancia.

A começar pela frente, onde o Pu+Ra Zero revela a nova face Lancia, destacando-se a reinterpretação para a era elétrica da típica grelha “cálice” da marca. Ao invés de uma grelha convencional, temos três «raios de luz» que obedecem aos contornos clássicos da grelha da marca, dando uma identidade clara aos futuros modelos.

Lancia Pu+Ra Zero frente

Atrás são os farolins perfeitamente circulares que se demarcam, evocando os usados no Stratos e segundo a Lancia, vamos os poder ver já no próximo Ypsilon.

LEIAM TAMBÉM: Jason Cammisa: “O MAT Stratos é o melhor Ferrari V8 alguma vez feito”

Estes elementos, de formas primárias, acabam por contrastar com as linhas fluídas e suaves — acentuando o tema principal de elegância —, inspiradas pelas do Aurelia B20 e Flamínia. Curioso é a adição de um tejadilho circular — será que veremos algo assim num modelo de produção?

Novo logótipo e lettering

Se o Pu+Ra Zero concentrou todas as atenções, não podemos descurar o novo logótipo e lettering da Lancia, em antecipação à sua entrada na mobilidade elétrica — a partir de 2028 todos os Lancia serão elétricos.

Logótipo Lancia

Um logótipo que é parte central da nova identidade corporativa da marca italiana, que terá na sua presença online e concessionários uma das partes mais visíveis (serão renovados até ao início de 2024). E não podemos esquecer que será a partir desse ano que veremos a Lancia regressar a mais mercados europeus.

LEIAM TAMBÉM: A Audi tem um novo símbolo mas continua a ter quatro anéis

O novo logótipo apoia-se, sobretudo, no logótipo de 1957 — introduzido pelo Lancia Flaminia — e, ao contrário do que temos visto por parte de outras marcas, não é bidimensional. Feito a partir de alumínio, a Lancia chama-o mesmo de jóia, “clássica na estética, onde elementos de simplicidade e pureza gráfica se entrecruzam com elementos preciosos, em termos de cores, materiais e tratamentos”.

Lancia logótipo

Mantém os elementos do logótipo histórico — o círculo, o escudo, a bandeira, a lança e o lettering —, mas reinterpreta-os para o futuro indo de encontro ao conceito “Progressive Classic”.

Destaque particular para o lettering, que levou à criação de uma fonte original e que assumirá destaque na dianteira dos futuros modelos, assim como na traseira, como podemos ver no Pu+Ra Zero.

Sabe esta resposta?
Qual destes Lancia foi equipado com um motor Ferrari?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Thema 8.32: o Lancia com motor V8 da Ferrari
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Thema 8.32: o Lancia com motor V8 da Ferrari