Notícias Ferrari revela novo supercarro híbrido com mais de 1000 cv mas é só virtual

Apresentação

Ferrari revela novo supercarro híbrido com mais de 1000 cv mas é só virtual

Pensado para o mundo dos videojogos, nem por isso o Ferrari Vision Gran Turismo deixou de «ter direito» a um protótipo à escala real.

Depois de marcas como a Jaguar, a Suzuki ou a Porsche, foi a vez da Ferrari criar um protótipo destinado ao GranTurismo. Designado simplesmente de Ferrari Vision Gran Turismo, este supercarro virtual irá contar com um modelo à escala real.

Revelado durante as celebrações dos 25 anos do Gran Turismo, o Ferrari Vision Gran Turismo tira proveito do facto de se destinar ao mundo virtual para apresentar um visual bem mais radical do que aquele que conhecemos às propostas de Maranello.

Com apenas um lugar e um chassis em fibra de carbono, o Vision Gran Turismo conta ainda com faróis LED ultra-finos e uma distância ao solo tão reduzida que parece estar «colado ao chão».

A NÃO PERDER: 499P é a «arma» da Ferrari para conquistar Le Mans

Um vislumbre do futuro?

Criado pelo Ferrari Centro Stile, este protótipo inspirou-se em modelos do «mundo real» como os Ferrari 330 P3 e 512 S de competição.

Segundo a marca de Maranello, o Ferrari Vision Gran Turismo é “um manifesto de design futurista para os modelos de estrada e competição da Ferrari (…) redefine a linguagem estilística da marca”.

Não é preciso ler nas entrelinhas para perceber que apesar de virtual, algumas das soluções estilísticas usadas no Vision Gran Turismo poderão chegar aos Ferrari «reais».

Ferrari Vision Gran Turismo interior
Provavelmente um dos cockpits mais «acessíveis» da Ferrari.

Eletrificado, é claro

Já nem no mundo virtual se encontram superdesportivos puramente a combustão. Tal como acontece com o 296 GTB, o Ferrari Vision Gran Turismo foi concebido para ser um híbrido.

Comecemos pelo motor de combustão. Montado em posição central traseira, trata-se do mesmo V6 de 3,0 l biturbo do 296 GTB e do 499P, mas aqui, livre das «amarras» da realidade, apresenta-se com 1030 cv às 9000 rpm e 900 Nm às 5500 rpm.

Já a máquina elétrica é composta por três motores elétricos (um no eixo traseiro e um em cada roda dianteira) e garante mais 240 kW (326 cv). Por fim, a tarefa de enviar o binário para as quatro rodas está a cargo de uma caixa de dupla embraiagem com oito relações.

Tudo isto permite impulsionar os 1250 kg (peso a seco) deste protótipo até aos 100 km/h em menos de 2s, alcançar os 200 km/h em menos de 5s e acelerar até uma velocidade máxima superior a 350 km/h.

Quanto ao tempo na pista de Fiorano, a Ferrari estima que este protótipo demoraria menos de 1min10s para percorrer o traçado. Como termo de comparação, o SF90 Stradale precisa de 1min19s.

O protótipo à escala real do Ferrari Vision Gran Turismo estará em exposição no museu da marca até março de 2023. Já a versão virtual vai poder ser usada no Gran Turismo 7 a partir de 23 de dezembro.

https://www.youtube.com/watch?v=0cgwpigI78k&t=1s

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Ferrari 365 GT4 BB?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fomos enganados. Afinal BB em Ferrari 365 GT4 BB não significa Berlinetta Boxer