Notícias GTI e R fazem parte do futuro elétrico da Volkswagen

Antevisão

GTI e R fazem parte do futuro elétrico da Volkswagen

Thomas Schäfer, presidente da Volkswagen, assegurou a continuidade das siglas GTI e R, mas não confirma a continuidade da sigla GTX.

Emblema GTI no Volkswagen Golf

É oficial, a eletrificação não vai afetar em nada o futuro de duas das siglas mais emblemáticas da Volkswagen: GTI e R. Já a recente sigla GTX pode não resistir.

A confirmação foi feita por Thomas Schäfer, presidente da Volkswagen, em declarações aos britânicos da Autocar: “seria uma loucura deixá-los morrer e escapar”, disse, em referência aos nomes GTI e Golf, que Schäfer também assegurou a continuidade na era elétrica, como já vos demos conta na semana passada.

Porém, importa lembrar que há alguns meses Thomas Schäfer não garantia que houvesse um sucessor para o Golf. Agora parece haver mais certezas sobre o futuro do icónico modelo e afirma que a Volkswagen “não irá abandonar o nome Golf”.

A NÃO PERDER: Mudança de estratégia? Afinal o Volkswagen Golf poderá ter futuro

Volkswagen Golf GTI
© Razão Automóvel
Ao mesmo tempo que confirma a continuidade desses nomes, Schäfer não garante que a sigla GTX — que neste momento identifica as versões mais desportivas dos Volkswagen ID.4 e ID.5 — continue a ser usada por muito tempo.

“(A sigla) GTX enquanto ideia está em marcha nos veículos elétricos”, disse Schäfer. “Se vamos precisar dela no futuro, logo veremos. Podemos não precisar. Mas GTI e R, sim”, confessou.

Volkswagen ID.4 GTX
Volkswagen ID.4 GTX

Recorde-se que até ao momento a Volkswagen ainda não usou as siglas GTI e R em nenhuma proposta elétrica. Mas os planos já estão em marcha e segundo Schäfer já existe uma estratégia definida.

“A sigla GTI com o Golf foi sempre lendária. Vamos continuar. Precisamos de substância para fazê-lo, com performance. Estamos a trabalhar num modelo de desempenho elétrico para dar continuidade à sigla GTI”, disse.

Sobre a sigla R, sem entrar em detalhe, Schäfer confirmou que vai continuar reservada para os modelos topo de gama e com tração integral.

Ou seja, os futuros modelos elétricos da marca aparentemente continuarão a refletir a hierarquia dos modelos de combustão: duas rodas motrizes para os GTI e quatro rodas motrizes para os R.

Com o caminho aberto para um Golf 100% elétrico, resta apenas saber a que mais modelos estas siglas vão ser aplicadas.

A sigla GTI podemos encontrá-la nos Golf, Up! e Polo, e a sigla R é usada nos T-Roc, Golf, Arteon, Tiguan e Touareg.

Fonte: Autocar

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Volkswagen ID.5 GTX?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

GTI elétrico para a familía. O que vale o novo VW ID.5 GTX?