Notícias Futuro Volvo EX90 quer acabar com as distrações ao volante

Antevisão

Futuro Volvo EX90 quer acabar com as distrações ao volante

No interior do futuro EX90 a Volvo quis simplificar para criar uma experiência de condução mais segura e mais focada.

Painel instrumentos volvo ex90

A Volvo continua a mostrar aos poucos o EX90, o novo SUV 100% elétrico da marca, que será vendido em paralelo com o XC90, e agora brindou-nos com uma nova imagem do interior, que terá um tabliê minimalista e repleto de tecnologia.

Apesar de ter pontos em comum com as propostas atuais da marca sueca, o desenho do interior do novo EX90 pode ser visto com uma revolução relativamente a estas. Para a Volvo, o interior do EX90 representa as origens escandinavas da marca e uma nova expressão de luxo, naquele que será o “Volvo mais seguro de sempre”.

E é nesse sentido que o EX90 vai também omitir a informação supérflua para não distrair o condutor e para criar uma experiência de condução mais segura e focada.

Volvo Concept Recharge
Imagem do sucessor do Volvo XC90 (será o primeiro modelo a usar o Ride Pilot) foi antecipada pelo Volvo Concept Recharge.

Mais também pode ser menos

Os automóveis atuais têm cada vez mais funcionalidades e tecnologias e o EX90 não será exceção. Porém, para a marca sueca é fundamental saber quando mostrar todas essas capacidades ao condutor, para que sejam de facto capazes de simplificar a tarefa de conduzir.

Para isso a Volvo propõe-se a organizar a informação de forma clara e contextualizada, e isso fica logo visível na disposição dos ecrãs: um painel estreito atrás do volante, assumindo as vezes de um painel de instrumentos, e um ecrã de maiores dimensões (na disposição vertical, do tipo tablet) ao centro.

O painel de instrumentos digital vai mostrar apenas as informações mais focadas na condução, tais como direção, velocidade ou autonomia.

Painel instrumentos volvo

Ecrã central adaptativo

Já o ecrã central vai mostrar a navegação, o telefone e as funções multimédia, sendo que na secção inferior deste display existirá uma barra especial que vai sugerir ações de acordo com uma situação específica e variar em função do que está a acontecer.

LEIAM TAMBÉM: EX90. O que esperar do interior do Volvo mais seguro de sempre?

Se estiver numa chamada telefónica os ícones nessa barra vão estar relacionados apenas com isso, por exemplo. Mas se estiver estacionado ou simplesmente a conduzir as informações apresentadas serão outras.

Trata-se de fornecer a informação certa na altura certa. Queremos que a experiência de condução seja concentrada, simples e segura. Uma vez que o automóvel é capaz de compreender, melhor do que nunca, o ambiente circundante e o condutor, podemos criar uma situação ainda mais segura, reduzindo a confusão, a distração e a sobrecarga de informação.

Thomas Stovicek, responsável pela Experiência de Utilizador da Volvo Cars

O objetivo — que de acordo com a Volvo já foi cumprido neste EX90 — é construir um novo nível de compreensão do condutor e do que está ao redor do veículo, com o automóvel a ser capaz de ler cada situação e de fornecer as informações certas baseadas nisso.

Detalhe em madeira do interior do novo Volvo EX90
A madeira continuará a fazer parte dos interiores da Volvo, mas mesmo esta é certificada pela FSC, que assegura que os produtos provêm de florestas bem geridas e que oferecem benefícios ambientais, sociais e económicos.

Automóvel estará sempre pronto a «ajudar»

Graças a um conjunto de sensores que oferecem uma visão de 360º, o automóvel estará sempre pronto a reagir, de forma proativa, para apoiar o condutor. Mesmo que o modo e condução assistida não esteja ativo.

A NÃO PERDER: O que é que os ecrãs da Volvo vão ter em comum com o Fortnite?

Porém, quando a condução assistida estiver ativa, esse apoio surge num nível superior. Aí, o EX90 irá informar de forma contínua sobre tudo o que está a ver/detetar, bem como tudo o que está a fazer. Vai atuar sobre a direção, ajudar a manter uma velocidade constante e até intervir nas mudanças de via de rodagem.

EX90

Ainda assim, importa dizer que o EX90 já estará preparado — em termos de hardware — para a condução autónoma não supervisionada, ou seja, sem qualquer intervenção por parte do condutor.

Quando chega o Volvo EX90?

A estreia mundial do novo Volvo EX90 está marcada para o próximo dia 9 de novembro. Até lá, como tem acontecido nas últimas semanas, a marca sueca vai continuar a mostrar-nos alguns detalhes do seu novo topo de gama.

Sabe esta resposta?
Quantos cilindros tinha o motor da Volvo 850 T5-R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Volvo 850 T-5R