Notícias Skoda quer que 70% das vendas sejam de elétricos em 2030 mas combustão não foi esquecida

Indústria

Skoda quer que 70% das vendas sejam de elétricos em 2030 mas combustão não foi esquecida

A Skoda planeia lançar três modelos elétricos até 2026, com o objetivo de garantir que 70% das suas vendas em 2030 sejam de elétricos.

Skoda Vision 7S vista aproximada frente 3/4

Previsivelmente os planos da Skoda até 2030 «giram» à volta da eletrificação da sua gama e isso fica bem patente na estratégia “Next Level — Skoda Strategy 2030” que ficámos a conhecer à margem da revelação do protótipo Vision 7S.

Ao longo dos próximos cinco anos a marca checa planeia investir 5,6 mil milhões de euros na mobilidade elétrica e 700 milhões de euros na área da digitalização.

Todo este investimento resultará no lançamento de três modelos 100% elétricos até 2026: de um carro de pequenas dimensões (equivalente ao Fabia), passando por um SUV compacto (equivalente ao Karoq) a um SUV de sete lugares (versão de produção do Vision 7S).

A NÃO PERDER: Skoda Fabia First Edition. «Rei do espaço» mas será o «rei» do segmento?
Esboço do modelo elétrico compacto da Skoda
Ao que tudo indica o elétrico mais pequeno da Skoda vai-se chamar Elroq.

Ao que tudo indica o elétrico mais pequeno da marca checa vai chamar-se Elroq e assentará numa variante mais curta e simplificada da MEB, que será também usada pela Volkswagen e pela CUPRA na criação dos seus modelos elétricos mais compactos.

Quanto ao SUV compacto, segundo a Skoda este deverá posicionar-se abaixo do Enyaq iV. Por fim, o SUV de sete lugares foi antecipado pelo Skoda Vision 7S e deverá ser o novo topo de gama da marca.

Modelos a combustão são para manter

Até 2030 a Skoda quer que 70% das suas vendas correspondam a modelos 100% elétricos — e garantindo uma redução de 50% das suas emissões quando comparadas com 2020 —, mas isso não é sinónimo de desinvestimento nas propostas equipadas com motor de combustão interna.

Além de prometer equipar os seus modelos com motores de combustão cada vez mais eficientes — onde se inclui a mais recente evolução do 1.5 TSI —, nos planos da Skoda até 2030 está ainda o lançamento de alguns modelos com motor de combustão.

Skoda estratégia esquema com a estratégia para 2030

Por exemplo, no segundo semestre de 2023 a marca checa vai revelar a nova geração dos Skoda Superb e Kodiaq. Já para 2024 está já assegurada a renovação do Skoda Octavia.

Recorde-se que a estratégia “Next Level — Skoda Strategy 2030” inclui ainda uma nova identidade visual que traz com ela um novo logótipo e símbolo redesenhados.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelda a Skoda Felicia Fun?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Os anos 90 também nos deram a Skoda Felicia Fun
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Os anos 90 também nos deram a Skoda Felicia Fun