Notícias Ford SuperVan «apanhada» no Nürburgring. Recorde à vista?

Fotos-espia

Ford SuperVan «apanhada» no Nürburgring. Recorde à vista?

A Ford SuperVan foi «apanhada» no Nürburgring na companhia de um Mustang. Estará a preparar-se para bater algum recorde no "inferno verde"?

fotos-espia Ford SuperVan no Nurbugring vista dianteira 3/4
©Razão Automóvel

Concebida pela Ford Pro, e revelada no verão durante o Goodwood Festival of Speed, a nova Ford SuperVan 100% elétrica foi agora «apanhada» em ação no Nürburgring.

A acompanhá-la estava um Ford Mustang e, tendo em conta que a SuperVan é um protótipo sem quaisquer possibilidades de passagem à produção, a sua presença no “inferno verde” levanta mais dúvidas do que certezas.

O mais provável é que esta visita ao famoso circuito alemão não seja mais do que uma manobra de marketing. Contudo, há outra possibilidade: quererá a Ford obter um recorde com a SuperVan no Nürburgring?

A NÃO PERDER: Os recordes mais absurdos do Nürburgring
Ford SuperVan Nurbugring vista traseira 3/4
©Razão Automóvel

Recorde-se que a Ford Transit não é uma estranha no traçado germânico. Um exemplar da quarta geração tornou-se célebre com a piloto Sabine Schmitz ao volante, tendo quase percorrido o Nürburgring em menos de 10 minutos — após uma «dieta» forçada.

Certamente esta Transit SuperVan 100% elétrica, com 2000 cv, conseguiria «bater» confortavelmente esse tempo.

Os números da Ford SuperVan

Desenvolvida com base na plataforma da E-Transit Custom, a Ford SuperVan herda do mundo da competição a sua direção, sistema de travagem e suspensão.

A animá-la temos quatro motores elétricos que lhe conferem tração integral e, como referimos, um total de 2000 cv de potência, tornando-a (de longe) na SuperVan mais potente de sempre e também na mais rápida, como comprovam os 2s necessários para acelerar dos 0 aos 100 km/h.

A alimentar os quatro motores elétricos encontramos uma bateria de apenas 50 kWh de capacidade com refrigeração líquida e montada em posição central, onde no passado se encontravam os motores de combustão das antigas SuperVan.

Apesar de não sabermos qual a autonomia desta Ford SuperVan, sabemos que as suas baterias podem ser recarregadas em 45 minutos num carregador rápido.

Ford SuperVan Nurbugring lateral
©Razão Automóvel

Para ajudar a primeira SuperVan elétrica a explorar todas as suas potencialidades a Ford equipou-a com vários modos de condução específicos capazes de alterar os mapeamentos do binário e travagem regenerativa.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Ford Bronco?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ford Bronco. A história do «Mustang dos jipes»
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ford Bronco. A história do «Mustang dos jipes»