Notícias Épico. Motor V12 do Pagani Huayra R faz lembrar os F1 de antigamente

Arranque a Frio

Épico. Motor V12 do Pagani Huayra R faz lembrar os F1 de antigamente

O Pagani Huayra R exibiu-se recentemente no circuito de Monza e a «nota musical» do seu motor V12 não deixou ninguém indiferente.

Pagani Huayra R motor V12 Monza

O Pagani Huayra R é uma das criações mais fantásticas da marca com sede em San Cesario sul Panaro, em Modena (Itália).

E numa altura em que Horacio Pagani, o fundador e diretor executivo da empresa transalpina, já admitiu que produzir hipercarros 100% elétricos é algo que não faz sentido para os seus planos, este Huayra R perfila-se como uma espécie de antídoto para os «hiper-elétricos» atuais.

E o motor V12 que lhe serve de «coração» é um dos grandes responsáveis por isso. Trata-se de uma unidade de 6,0 l, naturalmente aspirada, desenvolvida de raíz pelos alemães da HWA AG, ao contrário do que acontece com os Huayra de estrada, que equipam blocos V12 da Mercedes-AMG.

A NÃO PERDER: Pagani Huayra Codalunga. Cinco unidades a sete milhões de euros cada e já esgotou
Pagani Huayra R Motor V12
É este o “coração” do Pagani Huayra R.

O desfile de números do Huayra R é impressionante: produz 850 cv de potência e 750 Nm de binário máximo, está limitado a apenas 30 exemplares e custa 2,6 milhões de euros, antes de impostos. Mas é o «grito» do motor que deixa qualquer um em sentido.

Este V12 naturalmente aspirado só corta às 9000 rpm e tem um som épico que nos faz lembrar — com saudade… — os Fórmula 1 da década de 90, como de resto se pode ouvir (e ver!) no mais recente vídeo publicado no canal de YouTube TFJJ:


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em qual destes construtores Horacio Pagani esteve antes de fundar a Pagani?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A história de Horacio Pagani e o gigantesco «melão» da Lamborghini