Notícias “Restomod” ao contrário? Giulia Quadrifoglio ganha linhas retro do primeiro Giulia

Transformação

“Restomod” ao contrário? Giulia Quadrifoglio ganha linhas retro do primeiro Giulia

A ErreErre Fuoriserie mostrou um kit de carroçaria retro para o Alfa Romeo Giulia Quadrifogflio que se inspira no primeiro Giulia de todos.

Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio ErreErre

O restomod continua a estar na moda, mas no caso deste Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio de aspeto retro da ErreErre Fuoriserie, o caminho efetuado foi exatamente o oposto.

Ou seja, em vez de pegar num modelo vintage, estilizá-lo e modernizá-lo em áreas chave, pegaram num modelo novo e procuraram dar-lhe as linhas de outros tempos. Neste caso, deram ao novo Giulia a imagem do Giulia original (Tipo 105), nascido em 1962, coincidindo assim com o 60.º aniversário da ousada berlina.

Por isso a ErreErre Fuoriserie chama à sua criação um retromod. Será que poderemos estar a ver o início de uma nova tendência?

VEJAM TAMBÉM: Primeiro teste em vídeo ao Alfa Romeo Tonale. O mais importante de sempre?
Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio ErreErre

À imagem do original

Mostrado ao público muito recentemente no Concorso d’Eleganza Auto d’Epoca Poltu Quatu Classic em Sardenha, Itália, é clara a ligação ao primeiro Giulia.

A frente passa a ser caracterizada por um par de faróis redondos em cada lado — tal como no primeiro Giulia —, e estão integrados numa grelha que ostenta ao meio o scudetto da Alfa Romeo, mais pequeno que o do Giulia atual.

Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio ErreErre

O contraste é grande com o Giulia atual. As linhas arredondadas e elementos «rasgados» (como as óticas dianteiras e traseiras) da berlina que conhecemos dão lugar a formas mais quadradas, linhas mais retilíneas e elementos de formas geométricas regulares.

VEJAM TAMBÉM: Quadrifoglio. Como é que se tornou no símbolo dos Alfa Romeo mais desportivos?

E esse «casamento» forçado entre dois estilos distintos não podia ser mais evidente quando vemos este Giulia Quadrifoglio retro de perfil. O volume do habitáculo do modelo atual mantém-se praticamente inalterado, definido por linhas arqueadas e fluídas, o que contrasta com o volume inferior da carroçaria, de linhas rígidas e retilíneas.

Destacam-se ainda a parafernália aerodinâmica — dois spoilers no tejadilho, spoiler na tampa da bagageira e ainda difusor traseiro — e as jantes de 19″ específicas, a fazerem lembrar as jantes dos primeiros Alfa Romeo GTA, baseados no Giulia Tipo 105. Como curiosidade, as óticas traseiras são as mesmas do Mercedes-Benz Classe G.

Quanto custa?

O kit de carroçaria retro da ErreErre Fuoriserie para o Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio é todo ele em fibra de carbono e em comunicado dizem que só o design obrigou a praticamente 5000 horas de desenvolvimento.

De resto, mantém as especificações de série do Giulia Quadrifoglio, ou seja, o excelente 2.9 V6 biturbo continua a debitar 510 cv de potência e 600 Nm de binário. Performance não deve faltar.

A ErreErre Fuoriserie anuncia um preço de 196 207 euros (sem impostos) para esta sua criação, mas o cliente tem de fornecer o Giulia dador. Mas este valor é apenas para as primeiras 10 unidades. Do 11.º exemplar para a frente o preço aumenta para os 245 mil euros (mais impostos e carro dador).

Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio ErreErre