Notícias BMW M4 3.0 CSL Hommage já rola. Mais exclusivo, potente e com caixa manual

Fotos-espia

BMW M4 3.0 CSL Hommage já rola. Mais exclusivo, potente e com caixa manual

Depois do M4 CSL, a BMW M está a preparar uma versão ainda mais especial e limitada, um tributo ao incontornável 3.0 CSL.

BMW M4 3.0 CSL fotos-espia no Nurburgring
© Razão Automóvel

Depois de ter sido antecipado por Franciscus van Meel, o diretor executivo da BMW M, na sua conta de Instagram (ver abaixo), o BMW M4 3.0 CSL foi agora «apanhado» em testes no Nürburgring — mas o M4 CSL já não tinha sido revelado?

Sim, a BMW M já mostrou o M4 CSL, que marca o regresso desta sigla mágica e que transforma o já de si excelente M4 Competition numa «arma» mais focada para circuitos. Uma dieta de 100 kg e 40 cv adicionais (550 cv no total), em conjugação com um chassis aprimorado assim o prometem.

Só que o M4 CSL que vos mostramos hoje é outro. Trata-se de uma série especial e limitada — ao que parece, apenas 50 exemplares, valor que coincide com o 50.º aniversário da BMW M que decorre este ano —, e deverá chamar-se de M4 3.0 CSL Hommage.

TÊM DE VER: M4 CSL é o BMW mais rápido no Nürburgring. A volta em vídeo

O M4 3.0 CSL Hommage quer ser um tributo ao belíssimo coupé E9 dos anos 70, cuja versão 3.0 CSL não só era a versão de topo, como também um especial de homologação para o Campeonato Europeu de Carros de Turismo.

BMW-3.0-CSL
BMW E9 3.0 CSL, 1973.

O que muda no M4 3.0 CSL Hommage?

Não será apenas cosmética; o M4 3.0 CSL distinguir-se-á do M4 CSL em vários pontos. E alguns deles são dados a conhecer pela colorida camuflagem que o protótipo de testes ostenta. Nela podemos ver os modelos que marcaram a história da BMW M, incluindo, claro, o E9 3.0 CSL, além de pequenos retângulos pretos que contém pedaços valiosos de informação sobre o novo modelo.

O mais claro é o que diz “6MT FTW”, que se traduz em “6 Manual Transmission For The Win”. Ou seja, o M4 3.0 CSL vai trocar a caixa de velocidades automática do M4 CSL por uma manual de seis relações.

Fotos-espia BMW M4 3.0 CSL
© Razão Automóvel

A tração continuará a ser apenas às duas rodas traseiras (“Drift Happens” e “I Donut Care”) e tudo aponta que terá mais que os 550 cv do M4 CSL (“Too Powerful”). Os rumores dizem que poderá ter 600 cv de potência.

VEJAM TAMBÉM: CSL. O que significam estas três letras na BMW?

Do que podemos ver nas fotos-espia, o M4 3.0 CSL Hommage diferencia-se ainda pelas rodas de aperto central, a asa traseira alusiva à do E9 3.0 CSL e ainda pelas óticas dianteiras e traseiras redesenhadas, assim como pelo duplo rim de contornos distintos. De notar ainda as entradas de ar circulares à frente, que remetem para o também reverenciado M3 CSL (E46).

Contudo, apesar das diferenças, o aspeto final não consegue igualar o dos concepts 3.0 CSL Hommage e 3.0 CSL Hommage R, ambos de 2015, de aparência ainda mais especial e exótica.

Quando chega?

O ano de 2022 está a ser particularmente preenchido pela BMW M, para comemorar em grande o seu 50.º aniversário.

Por isso prevê-se que o M4 3.0 CSL Hommage seja revelado também durante este ano, juntando-se não só ao M4 CSL que já foi revelado, como à M3 Touring e aos futuros M2 e XM.

Os rumores também apontam para um preço «especial» refletindo o caráter limitado desta edição… especial, que é como quem diz: vai ser muito caro. Os rumores apontam sempre para valores acima do meio milhão de euros(!).