Notícias Combinação de sonho? Esta BMW M5 Touring tem a caixa manual do M3 E92

#savethemanuals

Combinação de sonho? Esta BMW M5 Touring tem a caixa manual do M3 E92

Há quem aponte um defeito há desejada BMW M5 Touring E61: a sua caixa semi-automática. A solução? Trocá-la pela caixa manual do M3 E92.

BMW M5 Touring E61 de Mike Fernie

Quando se fala em “carrinhas desportivas” a BMW M5 Touring (geração E61) tem de estar obrigatoriamente «metida ao barulho». E não faltam motivos para isso, afinal debaixo do capô «vive» um V10 naturalmente aspirado com 507 cv de potência máxima a umas elevadas 7750 rpm.

E como se isto não fosse suficiente, a marca de Munique resolveu nunca dar um sucessor direto a este modelo — ainda que isso possa mudar em breve, falando-se de uma M5 Touring na próxima geração.

Mas, apesar de ser uma das carrinhas mais desejáveis e espetaculares de sempre, existe uma opinião praticamente transversal a todos os que a experimentaram (ou a compraram): a caixa semi-automática acaba por impedir este V10 de ser ainda mais glorioso.

A NÃO PERDER: Quase 900 000 km. Será este o BMW M5 (E39) com mais quilómetros do mundo?
BMW M5 Touring E61 traseira
Debaixo do capô da BMW M5 Touring (geração E61) encontramos um motor 5.0 V10 naturalmente aspirada com 507 cv de potência máxima.

Esse «problema» não se colocava no mercado norte-americano, onde a M5 Touring também era vendida com caixa manual. Mas na Europa essa versão nunca se chegou a vender, mas não impediu que muitos começassem a estudar alternativas para fazer um swap (troca) da transmissão.

Mike Fernie, da Drivetribe, foi o último a testar esta «receita». Ele tem uma M5 Touring E61 — que já passou pelas páginas da Razão Automóvel, quando a sujeitou a um teste no banco de potência — e recorreu aos britânicos da EverythingM3s para trocar a caixa semi-automática original pela transmissão manual do BMW M3 E92.

BMW M3 E92 Coupé
Foi de um BMW M3 E92 como este que saiu a caixa manual desta M5 Touring E61.

A caixa manual de um M3? Sim, porque a caixa manual do M3 E92 é muito semelhante à da M5 Touring manual norte-americana, sendo que a maior diferença está mesmo relacionada com o escalonamento das relações, que são ligeiramente distintas.

LEIAM TAMBÉM: A espera acabou. BMW M3 Touring «aterra» com 510 cv e espaço para (quase) tudo

E aqui, importa referir que os profissionais da EverythingM3s ainda instalaram um novo diferencial traseiro com relações mais curtas, para acelerações ainda mais intensas. Recorde-se que de série a BMW M5 Touring (E61) já era capaz de cumprir o sprint dos 0 aos 100 km/h em uns notáveis 4,8s.

Todo o processo de conversão foi registado em vídeo, que podem ver abaixo:

Fonte: Drivetribe

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do BMW 333i (E30)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW 333i (E30). O «primo do M3» que pouca gente conhece