Notícias Até mais 50 km de autonomia no Porsche Taycan com atualização de software

Apresentação

Até mais 50 km de autonomia no Porsche Taycan com atualização de software

Maior eficiência e conectividade é o que promete esta extensa atualização de software disponível gratuitamente, para todos os Porsche Taycan.

Porsche Taycan atualização software 2022

A Porsche acaba de anunciar a sua primeira grande atualização de software para o Taycan e vai estar disponível para todos os Taycan, sejam de 2019 ou 2022.

O Porsche Taycan foi o primeiro elétrico da marca e, desde então, já vendeu mais de 75 mil unidades — é hoje o terceiro modelo mais vendido da Porsche, só sendo superado pelos SUV Macan e Cayenne.

A atualização de software — denominada “uPdate”, porque o Taycan model year 2023, produzidos a partir de julho de 2022, integra na sua designação a letra “P” — será gratuita para todos, mas vai implicar uma ida ao representante da marca para a fazer.

VEJAM TAMBÉM: Oficial. Porsche vai ter um novo SUV elétrico maior que o Cayenne
Porsche Taycan
Todos os Taycan, mesmo os mais antigos, podem receber esta atualização de software.

Apesar de o Porsche Taycan já permitir atualizações remotas (OTA ou Over The Air), nem todos os controladores no veículo ainda permitem, justificando a deslocação física ao representante. A marca, no entanto, referiu durante a apresentação online a que a Razão Automóvel pode assistir, que após esta intervenção, permitirá que mais controladores possam ser atualizados remotamente.

A atualização não levará mais que um dia de trabalho, anunciou a Porsche, dependendo do software e do carro em questão — regra geral, quanto mais antigo o Taycan, mais tempo levará a atualizar. Os Taycan mais recentes, model year 2022, por exemplo, já têm instaladas algumas das atualizações anunciadas.

Até mais 50 km de autonomia

A atualização de software do Taycan é extensa e vai desde a adição de novas funcionalidades e melhoramentos aos Porsche Communication Management (PCM), Porsche Connect e assistentes à condução, até a uma melhoria na eficiência que pode garantir até mais 50 km de autonomia no ciclo WLTP.

Porsche Taycan

Essas melhorias serão mais evidentes nos Taycan com tração integral, ou seja, aqueles que estão equipados com dois motores elétricos (um por eixo). Isto, porque com esta atualização, o motor elétrico dianteiro poderá ser quase totalmente desconectado nos modos “Normal” e “Range”, quando não é necessária a potência dos dois motores.

O inversor deixa, basicamente, de enviar energia ao motor e, apesar do motor elétrico continuar a girar e a gerar um campo eletromagnético e binário, permite ainda assim importantes ganhos de eficiência.

Adicionalmente a estratégia de recuperação de energia foi otimizada. Por exemplo, o modo auto de recuperação mantém-se mesmo quando mudamos o modo de condução.

Também a gestão térmica foi otimizada. O condicionamento da bateria foi melhorado, sobretudo quando as temperaturas são mais baixas, o vai permitir carregamentos rápidos mais frequentes e num leque mais alargado de estados de carga da bateria.

Outra novidade, além da atualização de software, é o facto do carregador opcional de 22 kW poder ser instalado nos Porsche Taycan mais antigos, caso os seus donos o queiram.

Filtrar postos de carregamento por potência

O Porsche Communication Management (PCM) e o Porsche Connect têm novas funções e design (levemente) revisto, com promessa de maior facilidade de uso.

Nos Porsche Taycan model year 2020, 2021 e até meados de fevereiro de 2022, o controlo por voz é otimizado e tanto o Spotify como o Android Auto sem fios passam a estar disponíveis. Também a procura por postos de carregamento no sistema de navegação pode agora ser filtrada por potência de carregamento.

A função ParkAssist também foi melhorada, sobretudo quando se trata de encontrar um lugar de estacionamento. A Porsche diz ainda que os sensores do ParkAssist passam a ter um maior alcance.

Porsche Taycan MY2022 (4)

Por fim, todos os Porsche Taycan passam a poder desbloquear, a pedido, a função comfort access (abertura sem chave) das portas e da bagageira; e as atualizações remotas foram expandidas para o novo model year.

Fica só por saber a partir de quando esta atualização poderá ser efetuada.