Notícias MC20 GT2. O regresso da Maserati às corridas de GT é já em 2023

Apresentação

MC20 GT2. O regresso da Maserati às corridas de GT é já em 2023

Desde o MC12 que a Maserati não estava presente nos campeonatos de GT, mas isso vai mudar em 2023 com o novo MC20 GT2.

Maserati MC20 GT2

Podemos olhar para o novo Maserati MC20 GT2 como uma espécie de sucessor espiritual do MC12 GT1 que tantas vitórias trouxe à marca do tridente entre 2004 e 2010, destacando-se os cinco campeonatos consecutivos de equipas na categoria GT1.

A estreia do MC20 GT2 vai acontecer em 2023 no Fanatec GT2 European Series Championship, mas a Maserati não irá participar com uma equipa oficial, disponibilizando a nova máquina para equipas privadas e terá como rivais carros como o Audi R8 LMS GT2 ou o KTM X-Bow GT2.

É a segunda estreia da Maserati focada nos circuitos no espaço de uma semana, depois de ter revelado o Project24, o derradeiro track-car com base no MC20.

VEJAM TAMBÉM: Maserati MC20 Cielo «perde» o tejadilho mesmo a tempo do verão
Maserati MC20 GT2

Tal como a sua designação indica, também o MC20 GT2 deriva diretamente do MC20 — que também já testámos em estrada e circuito —, mas o superdesportivo italiano foi alvo de várias modificações. A maioria delas são idênticas às que vimos no Project24, tanto ao nível do chassis (com vários elementos ajustáveis), como do interior e segurança.

Aerodinâmica do MC20 GT2 em destaque

As diferenças mais visíveis entre o Project24 e o MC20 GT2 concentram-se no exterior, com este último a estar visualmente bem mais próximo do carro de estrada, apesar do maior e obrigatório aparato aerodinâmico.

Os novos elementos aerodinâmicos parecem ser todos em fibra de carbono, destacando-se, desde logo, o substancial splitter dianteiro, a asa traseira ajustável, as entradas de ar traseiras sobre os guarda-lamas aumentadas, ou a entrada de ar sobre o tejadilho.

Destaque ainda para a secção traseira que foi substancialmente redesenhada. As duas saídas de escape estão agora posicionadas mais acima do que no carro de estrada, o que libertou espaço para um novo e bem maior difusor traseiro.

O que falta ainda saber é a massa do carro e a potência debitada pelo Nettuno, o 3.0 V6 biturbo que também equipa este MC20 GT2, que serão determinados pelas regras do BoP (Balance of Performance), que procuram nivelar o andamento de todos os concorrentes.

Relembramos que o MC20 de estrada tem à volta de 1500 kg e 630 cv, enquanto o Project24 tem como objetivo ficar abaixo dos 1250 kg (a seco) enquanto a potência sobe significativamente até aos 740 cv.

É de esperar que o MC20 GT2 acuse na balança um valor semelhante ao Project24, mas devido ao BoP, poderá acabar até com menos potência do que o MC20 de estrada.