Notícias Está “vivo”! Este é o primeiro Devel Sixteen produzido. Mas não tem V16 nem 5000 cv

Hipercarros

Está “vivo”! Este é o primeiro Devel Sixteen produzido. Mas não tem V16 nem 5000 cv

Depois de muita espera e especulação, o Devel Sixteen está finalmente pronto a ser entregue ao primeiro cliente. Mas não tem um V16 nem 5000 cv.

Devel Sixteen

A primeira vez que vimos o Devel Sixteen foi em 2013 e desde então nunca mais voltou a sair dos nosso «radar». E o motivo é simples. É que a Devel prometia mais de 5000 cv de potência e uma velocidade máxima de 560 km/h.

Seguiram-se atrasos, muitos adiamentos e um período onde pura e simplesmente ninguém sabia em que pé estava o projeto.

O último «sinal de vida» tinha sido dado há cerca de 10 meses, já depois do engenheiro-chefe original ter abandonado o projeto, num pequeno vídeo publicado pela Devel que mostrava o Sexteen em testes de pista em Itália.

A NÃO PERDER: Koenigsegg quer que os seus hipercarros usem vulcanol, o “combustível dos vulcões”

Agora, voltou finalmente a mostrar-se, e desta vez na primeira unidade com destino a um cliente — sim, o Devel Sixteen é real.

É, de resto, a primeira vez que o Devel Sixteen se exibe na sua forma final. Esta unidade, que nos é mostrada através da popular influencer Supercar Blondie, já foi comprada por um cliente e está a passar pelas afinações finais.

Mas há um grande “mas”. Ao contrário das especificações iniciais, este Devel Sixteen não vem com o tão prometido V16 quad-turbo com 12,3 l de capacidade e 5000 cv de potência, mas sim com um bloco V8 biturbo.

Segundo o vídeo, esta decisão passou pelo próprio cliente, que optou por ter um motor com «apenas» oito cilindros, mas apesar de não ter 5000 cv, vem também com um número bem grande: 2000 cv! Pouco ou nada mais se sabe sobre as especificações deste motor, mas a avaliar por este vídeo, está com uma “voz” saudável e poderosa.

Devel Sixteen

Meta dos 5000 cv não está esquecida

Apesar desta alteração, o segundo exemplar deste hipercarro a ser produzido já contará com o motor V16 — e sim, existe e há vídeos no YouTube que o mostram em banco de testes. Contudo, a potência final deverá ficar-se pelos 3000 cv, um número longe do que estava prometido, mas mesmo assim é um absurdo de potência.

LEIAM TAMBÉM: Este é, talvez, o primeiro Bugatti Chiron a «visitar» um banco de potência. Como se saiu?

Também impressionante é a velocidade máxima que este primeiro exemplar — com motor V8 biturbo — promete alcançar: 400 km/h. Resta agora saber o quão este valor se vai aproximar da barreira dos 500 km/h quando for lançada a versão com um bloco de 16 cilindros e quatro turbos.

Devel Sixteen