Notícias Fim dos motores de combustão em 2030. Associação UVE quer antecipar as metas nacionais

Petição pública

Fim dos motores de combustão em 2030. Associação UVE quer antecipar as metas nacionais

A UVE anunciou hoje, no Dia Internacional da Terra, uma petição pública onde propõe a antecipação das metas nacionais relativas à venda de veículos a combustão.

UVE Petição

A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, tornou hoje pública uma petição — documento completo aqui — onde propõe que Portugal antecipe a proibição da vendas de novos veículos ligeiros com motor de combustão interna para 2030.

Com esta petição, a associação UVE pretende recolher as assinaturas necessárias para que este tema seja abordada em sessão de plenário na Assembleia da República.

Em concreto, a UVE apela à adoção do seguinte calendário no mercado nacional:

  • A partir de 2030 apenas seja permitida a venda de veículos 100% elétricos e híbridos plug-in;
  • A partir de 2035 apenas seja permitida a venda de veículos 100% elétricos.

Recorde-se que na última Conferência do Clima COP26, Portugal não assinou a Declaração para as Zero Emissões de automóveis e veículos de mercadorias — juntando-se a países como a França, Alemanha, Espanha e EUA.

RELACIONADO: Combustíveis sintéticos. Quanto poderá custar um litro de gasolina ou gasóleo sintético?

Por outro lado, Portugal comprometeu-se a proibir a venda de veículos exclusivamente movidos com combustíveis fósseis até 2035, deixando de fora os automóveis híbridos, como aprovado na Lei de Bases do Clima, em novembro de 2021. Assim, o que está em causa com esta petição é a antecipação, em cinco anos, das metas assumidas no último ano.

A UVE apela o país a antecipar-se à UE e a apresentar uma maior ambição. O país deverá assegurar a transição para a mobilidade elétrica já em 2030 e comprometer-se a eliminar gradualmente a venda de todos os veículos ligeiros movidos a gasóleo e a gasolina até 2035.

Em comunicado oficial, a associação revela que estas “exigências resultam da situação de emergência climática”. O intuito da UVE é “contribuir para uma composição da frota nacional de veículos cada vez mais amiga do ambiente”.

RELACIONADO: Oficial. Comissão Europeia quer fim dos motores de combustão em 2035