Notícias Caixa manual em Lego? Sim, é possível e funciona

Arranque a Frio

Caixa manual em Lego? Sim, é possível e funciona

Usando apenas peças Lego Technic, neste vídeo assistimos à construção e ao funcionamento de uma caixa manual de cinco velocidades.

Lego Technic caixa manual

Podem estar em «vias de extinção», mas não há muito que seja capaz de substituir uma boa caixa manual para uma experiência de condução recompensadora… Mas sabem como funciona uma caixa manual?

Neste vídeo do canal Brick Technology, que faz todo o tipo de experiências com peças da Lego Technic, podemos ver a construção de uma caixa manual de cinco velocidades, todas elas engrenáveis através de um manípulo.

E podemos assistir à construção de tudo: desde o conjunto de engrenagens para as diferentes relações, até ao mecanismo do manípulo da caixa e à adição da marcha-atrás (com explicador adicional).

VEJAM TAMBÉM: Sistema híbrido da Renault começou com peças… Lego Technic

Podemos ver ainda, no teste de funcionalidade, como as diferentes relações afetam a velocidade de rotação à saída da transmissão, apesar da rotação do motor manter-se sempre às 1140 rpm.

Depois desta caixa de velocidades manual ser complementada por um chassis rolante, sempre em Lego, vemos ser ainda construído um «banco de potência», isto é, um dinamómetro para testar todo o aparato, com o eixo motriz assente sobre rolos.

Nem faltou fazer a experiência fatal de passar de 5.ª para marcha-atrás: mesmo sendo só plástico, o som é tão terrível como se fosse numa caixa real.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual foi o último Ferrari a vir equipado com uma caixa manual?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Último dos… Ferrari a vir equipado com uma caixa manual