Notícias Depois do Land Cruiser, Tom Hanks vendeu o seu Fiat 126

Leilão

Depois do Land Cruiser, Tom Hanks vendeu o seu Fiat 126

Oferecido ao ator por uma cidade polaca, o pequeno Fiat 126 foi leiloado e o valor reverteu totalmente para a caridade.

Fiat 126 Tom Hanks
Bring a Trailer

Depois de ter vendido o seu Toyota Land Cruiser, o ator Tom Hanks desfez-se de mais um dos seus carros, desta vez o seu pequeno Fiat 126.

A história de como este carro foi parar à coleção de Tom Hanks é, no mínimo, curiosa e antes de falar acerca da sua venda não podia deixar de a partilhar.

Nascido em 1974, os destinos deste pequeno Fiat 126 cruzaram-se com os de Tom Hanks em 2017 quando a cidade polaca de Bielsko-Biala lho ofereceu por ocasião do seu aniversário.

A NÃO PERDER: Sabiam que o Fiat Multipla teve uma «segunda vida» na China?

A decisão de oferecer o famoso utilitário a Tom Hanks surgiu depois de numa viagem a Budapeste, na Hungria, este ter sido fotografado ao lado de vários 126, partilhando as fotos nas redes sociais com a descrição “I’m so excited about my new car!”.

Uma brincadeira que acabou por se tornar real quando Monika Jaskolska, uma moradora daquela cidade, decidiu juntar-se a mais alguns conterrâneos e oferecer um Fiat 126 ao ator.

Tudo por uma boa causa

Num estado imaculado e depois de ter estado na posse de Tom Hanks durante cinco anos, este Fiat 126 está agora a ser vendido por uma boa causa.

A venda foi efetuada através do Bring a Trailer e o valor arrecadado com a venda do Fiat 126 de Tom Hanks, 83 500 dólares (cerca de 75 mil euros), reverteu na sua totalidade para a campanha “Hidden Heroes” da “Elizabeth Dole Foundation”.

O Fiat 126

Como é óbvio para contar a história do Fiat 126 era necessário muito mais do que algumas linhas. Contudo, não podia falar no icónico modelo sem relembrar (resumidamente) a sua história.

Nascido em 1972 com a difícil tarefa de suceder ao primeiro Fiat 500, o 126 ainda conviveu algum tempo com o seu antecessor, partilhando com este a mecânica e até a plataforma.

Sempre equipado com motores de dois cilindros atrás, o Fiat 126 esteve disponível com três cilindradas: 594 cm3, 652 cm3 e ainda 704 cm3. Um autêntico «cidadão do mundo», foi fabricado sob licença na Polónia, Áustria, Austrália e na antiga Jugoslávia, tendo assumido várias designações diferentes.

LEIAM TAMBÉM: Se houvesse um Fiat Panda de Grupo B, provavelmente seria assim

A sua produção como Fiat terminou em 1980, mas como Polski Fiat 126p prolongou-se até ao ano 2000. O seu sucessor direto foi o Fiat Panda, outro modelo que ficou na história da marca italiana.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo a contar com um motor Diesel de injeção direta?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos