Notícias Transformação «de doidos». Esta Toyota Hiace tem um motor V12 biturbo

Tuning

Transformação «de doidos». Esta Toyota Hiace tem um motor V12 biturbo

Com um kit estético inspirado nos Lamborghini e um motor V12 muito alterado, esta Toyota Hiace é bem diferente das demais.

Toyota Hiace V12

Um dos veículos comerciais mais famoso do mundo, a Toyota Hiace é um verdadeiro caso de sucesso na África do Sul, país no qual também é conhecida como Toyota Quantum.

É precisamente daquele país africano que veio esta Hiace, a tentativa de «cruzar» um Lamborghini com o modelo comercial nipónico, criada pelo sul-africano James Redelinghuys.

Para garantir que a sua Hiace se distinguia das restantes, que são muito usadas como táxi naquele país, James recorreu a um kit estético comercializado no Japão pela empresa S.A.D e que tem como objetivo aproximar o estilo da Hiace ao do… Lamborghini Aventador!

A NÃO PERDER: «Caixa manual» para elétricos? A Toyota está a pensar nisso

O resultado final está à vista e, verdade seja dita, não deixa esta Toyota Hiace passar despercebida por onde passa.

2JZ? Não é suficiente

Se no capítulo visual esta Hiace já impressiona, o que dizer da sua mecânica? Como é óbvio o motor que a equipava originalmente foi descartado, mas a escolha do seu sucessor não foi imediata.

Inicialmente James planeava recorrer ao lendário 2JZ-GTE, o seis cilindros em linha que equipou o Supra A80. Contudo, uma noite decidiu que o ideal era mesmo um V12 montado em posição central, talvez para combinar melhor com o visual «à la Lamborghini».

A escolha recaiu sobre o 1GZ-FE, o 5.0 V12 do Toyota Century, exclusivo para o Japão. Ainda assim, este não era «suficiente», e por isso foi alvo de melhoramentos.

Inicialmente com 284 cv, este viu a potência subir para uns bem mais impressionantes 600 cv. Para atingir esses valores, recebeu dois turbos, um filtro de ar específico, os injetores de um… Porsche 911 GT3 e ainda dois intercoolers.

VEJAM TAMBÉM: «Rugido» do Toyota GR Yaris não convence? Akrapovic já tem solução

A transmissão ficou a cargo de uma caixa automática de (apenas) três relações que envia toda a força do V12 para as rodas traseiras onde há um diferencial autoblocante.

Curiosamente, o interior foi a única área onde não vemos modificações, limitando-se a pouco mais que um volante. Já no exterior há ainda a destacar a adoção das jantes de um Audi R8.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a segunda geração do Toyota Paseo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?