Notícias Metade da ciclovia da Almirante Reis vai desaparecer para dar espaço aos carros

Mobilidade

Metade da ciclovia da Almirante Reis vai desaparecer para dar espaço aos carros

Solução imediata para a Almirante Reis passa, segundo Carlos Moedas, por "acabar com metade da ciclovia" e "dar" mais uma faixa aos automóveis que saem da cidade.

Avenida ALmirante Reis

A Avenida Almirante Reis vai mudar e de acordo com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, a solução imediata passa por “acabar com metade da ciclovia”.

O anúncio foi feito esta quarta-feira, na reunião pública do executivo camarário, com Moedas a ressalvar que a longo prazo terá que existir um projeto de reperfilamento desta artéria da cidade de Lisboa.

Moedas explicou ainda que para já é necessário “retirar parte da ciclovia para escoar o trânsito” para fora da cidade e resolver momentaneamente este problema.

A NÃO PERDER: Radares da cidade de Lisboa estão todos desligados. Porquê?
Avenida ALmirante Reis
A ciclovia no sentido ascendente (direita) vai desaparecer para dar lugar a duas faixas para automóveis.

Por isso mesmo, toda a ciclovia do sentido ascendente deixará de existir, para que desse lado passem a haver duas faixas para automóveis. Do lado oposto, no sentido descendente, a ciclovia manter-se-á, passando a “acolher” ciclistas nos dois sentidos.

Moedas falou ainda da sua visão de futuro para esta avenida, que terá que ter duas faixas de automóveis de cada lado, mantendo a ciclovia. Segundo Moedas, este é o seu “sonho”.

“Vamos fazer da Almirante Reis aquilo que é a Avenida da Liberdade. Reperfilar, reconstruir a avenida para, no futuro, numa solução de longo prazo, termos uma avenida que possa ter duas faixas de cada lado, com os carros a passar, mas também as ciclovias”, começou por dizer o autarca.

“É esse o meu sonho. Foi isso que ouvimos das pessoas”, acrescentou o presidente da Câmara de Lisboa, numa intervenção em vídeo (ver acima), onde admitiu que “depois de ouvir várias opiniões e avaliar diferentes soluções, percebi que retirar totalmente a ciclovia não seria a melhor opção transitória”.

Recorde-se que este tema da Avenida Almirante Reis foi resgatado por Pedro Anastácio, vereador do PS, que questionou a proposta apresentada na semana relativamente à requalificação desta artéria, para uma ciclovia bidirecional.

Pedro Anastácio acusou mesmo este executivo de ter feito “plágio” da solução inicial apresentada pelo anterior executivo, liderado por Fernando Medina, e que esta proposta “de novo não tem nada”.

LEIAM TAMBÉM: Andar de bicicleta em Portugal. Tudo o que precisam saber

Moedas respondeu afirmando que “o que se passou na Almirante Reis durante o mandato do anterior executivo foi não ouvir as pessoas” e que esta sua deliberação resulta da “inclusão das pessoas” na decisão.