Primeiro Contacto Melhor do que um SUV? Testámos o BMW Série 2 Active Tourer (2022)

Desde 37 100 euros

Melhor do que um SUV? Testámos o BMW Série 2 Active Tourer (2022)

A segunda geração do BMW Série 2 Active Tourer está a chegar e nós já a fomos conduzir. Evoluiu o que se esperava?

BMW Série 2 Active Tourer 2022
© Razão Automóvel

O segmento dos monovolumes tem vindo a perder expressão nos últimos anos, muito por culpa do crescimento dos SUV, mas existem marcas que continuam a apostar neste mercado. A BMW é uma delas e o novo Série 2 Active Tourer é o exemplo perfeito disso.

Fomos conhecê-lo a Espanha, na região de Málaga, e “deitámos as mãos” à versão 220i, que se apresenta com uma inédita motorização mild-hybrid 48 V, e à novíssima versão 230e xDrive, um híbrido plug-in com uma potência máxima combinada de 326 cv.

E são precisamente estas duas versões do novo BMW Série 2 Active Tourer que protagonizam o mais recente vídeo da Razão Automóvel no YouTube:

VEJAM TAMBÉM: Série 2 Active Tourer. O monovolume da BMW já tem preços para Portugal

Três motorizações… para já

Disponível no mercado português a partir do final de fevereiro, o novo BMW Série 2 Active Tourer apresenta-se inicialmente com três motorizações: 218i (136 cv), 220i (170 cv) e 218d (150 cv).

A oferta a gasolina é marcada pelo 218i e pelo 220i, ambos com um motor de três cilindros em linha e 1.5 litros. Contudo, apenas o 220i conta com tecnologia mild-hybrid 48 V, onde um motor elétrico integrado na transmissão automática complementa o motor a gasolina e lhe dá um boost de 19 cv, para uma potência máxima combinada de 170 cv.

BMW Série 2 Active Tourer

Já a gama Diesel resume-se a apenas uma motorização, a 218d, que conta com um bloco de quatro cilindros e 2.0 litros que produz 150 cv.

Comum a todas estas versões é a caixa automática Steptronic de oito velocidades, que agora surge de série em todos os Série 2 Active Tourer (na anterior geração havia versões com caixa manual de seis velocidades e caixa automática de oito velocidades com conversor de binário).

Dois híbridos plug-in a caminho

Mais tarde, em julho, chegam ao mercado nacional duas variantes híbridas plug-in com tração às quatro rodas, a 225e xDrive e a 230e xDrive.

BMW Série 2 active tourer

Esta última, com uma potência máxima combinada de 326 cv, é a variante mais potente da gama e nós já pudemos «senti-la» durante breves momentos nesta viagem ao sul de Espanha.

Contudo, deu para perceber que os engenheiros da marca alemã fizeram um trabalho excelente ao nível da gestão da energia, já que durante este teste — num conjunto de cenários distintos — conseguimos manter os consumos de eletricidade sempre em torno dos 12 kWh/100 km.

Usando este valor como referência, e sabendo que a bateria apresenta uma capacidade útil de 14,2 kWh, é fácil perceber que os 90 km de autonomia 100% elétricos reivindicados pela BMW são um número alcançável no chamado «mundo real».

E os preços?

Quanto aos preços, importa dizer que a gama do Série 2 Active Tourer arranca nos 37 100 euros da versão 218i, menos 1000 euros do que custa a proposta que testámos neste vídeo, a 220i.

BMW Série 2 Active Tourer

Já a 218d, a única motorização Diesel da gama, tem preços a começar nos 43 300 euros.

Quanto às versões híbridas plug-in, e apesar de os preços finais ainda não serem conhecidos, os responsáveis da marca bávara confessaram-nos que deverão rondar os 45 000 euros para a versão 225e xDrive e 48 000 euros para a 230e xDrive.

Melhor do que um SUV? Testámos o BMW Série 2 Active Tourer (2022)

Primeiras impressões

8/10
A segunda geração do BMW Série 2 Active Tourer não representa só uma evolução, mas sim uma revolução. Por fora as diferenças são óbvias, com este monovolume a adotar linhas mais dinâmicas e desportivas. Por dentro, um ambiente completamente novo, seguindo a linha do que a marca de Munique já tinha apresentado no iX e i4. Só isto chegaria para nos convencer, mas ainda contamos com novas afinações para o chassis e para a suspensão, uma direção mais comunicativa e mais espaço na segunda fila de bancos. E ainda nem falámos nas suas qualidade de estradista, que cresceram de forma significativa. Por tudo isto, este tem tudo para ser um dos modelos mais interessantes da gama atual de compactos da BMW. Mas não é barato, longe disso…

Data de comercialização: Fevereiro 2022

Prós

  • Imagem
  • Interior
  • Sistema híbrido

Contras

  • Preço
  • Head-up display com «lamela» em plástico
Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o BMW M6?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Aqui só entram motores V10. Fiquem a conhecê-los
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Aqui só entram motores V10. Fiquem a conhecê-los