Notícias Projeto V2G da Nissan nos Açores devolveu à rede energia para «alimentar» 32 casas

Tecnologia

Projeto V2G da Nissan nos Açores devolveu à rede energia para «alimentar» 32 casas

Ao longo de dois anos, os 10 Nissan Leaf e e-NV200 que fizeram parte do projeto V2G nos Açores devolveram à rede elétrica 109 MWh.

Nissan-projeto-V2G

Fizeram parte deste projeto piloto V2G da Nissan, Galp e EDA (Eletricidade dos Açores) nos Açores um total de 10 modelos Leaf e e-NV200, e conseguiram resultados impressionantes ao longo dos seus dois anos de atividade.

Criado para testar a tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G) e para estudar o impacto que a integração de 10 Nissan Leaf e e-NV200 teria na eficiência daquela rede, nos automóveis e nas emissões, o projeto permitiu «injetar» na rede elétrica da ilha de São Miguel energia suficiente para alimentar diariamente 32 residências.

No total, os sete Nissan Leaf e três e-NV200 (todos com baterias de 40 kWh) abasteceram um total de 198 MWh ao longo das 90 semanas do projeto e devolveram à rede 109 MWh (55%).

LEIAM TAMBÉM: Parceria entre a Galp e a Nissan já trouxe novos postos de carregamento rápido
Nissan projeto V2G
PGR/José António Rodrigues

Isto significa que para percorrerem os 126 mil quilómetros que acumularam ao longo do projeto consumiram um total de 19,5 MWh, o que se traduz num consumo médio de 154,76 Wh/km.

Um valor que é cerca de 9% abaixo do consumo oficial para o LEAF (17,1 kWh) e menos 23% em relação ao consumo oficial anunciado para a e-NV200 (20,0 kWh). Assim, para percorrerem os 126 mil quilómetros registados os 10 carros apenas necessitaram de 9,8% da capacidade total das suas baterias.

Especialmente agora que cada vez mais pessoas estão a trabalhar a partir de casa, a nossa tecnologia V2G representa um potencial acrescido para utilizar as energias renováveis de forma eficiente, balancear as redes de energia públicas, tornar mais eficiente o consumo privado e reduzir as emissões nos transportes.

Antonio Melica, diretor-geral da Nissan Portugal

Baterias (ainda) em bom estado

Não se pense que o «esforço» associado às cargas e descargas diárias associadas à utilização do sistema V2G se traduziram numa redução drástica da capacidade das baterias dos Leaf e e-NV200.

Segundo a Nissan, no final deste projeto V2G as baterias contavam ainda com 91,81% da sua capacidade. Tendo isto em conta, aos 180 mil quilómetros teriam perdido 11,4% da sua capacidade, um valor consideravelmente abaixo dos 20% previstos pela Nissan nas suas condições de garantia.

Aliás, assumindo que o desgaste das baterias continuaria a ser idêntico ao destes últimos dois anos, os tais 20% de perda de capacidade só seriam atingidos aos 315 mil quilómetros!

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Nissan Sunny GTi-R?