Notícias Free Now. Lisboa foi a cidade europeia com mais viagens «elétricas» em 2021

Mobilidade

Free Now. Lisboa foi a cidade europeia com mais viagens «elétricas» em 2021

A Free Now cresceu 39% em Portugal em 2021 e Lisboa lidera a lista das cidades europeias no que às viagens «elétricas» diz respeito.

BRUNO BORGES diretor geral Free Now

A Free Now apresentou esta quarta-feira o relatório “Mobility as a Service 2022”, num evento 100% digital conduzido por Bruno Borges, o diretor geral da empresa em Portugal, que apresentou os números da empresa no último ano e perspetivou as tendências do setor para 2022.

Apesar da pandemia, 2021 foi um ano de crescimento para a plataforma, que é a única em Portugal que reúne os serviços Táxi e TVDE.

O número total de viagens cresceu mais de 33% na Europa e chegou mesmo aos 39% no nosso país. E se centrarmos a análise apenas nos serviços Táxi e TVDE, a evolução foi de 40%.

LEIAM TAMBÉM: SEAT MÓ. Fica a conhecer a nova marca de mobilidade urbana da SEAT
tvde

Quanto ao uso de serviços como eScooters, eMoped, eBike e car sharing, o aumento foi de 18 vezes face ao período homólogo. E em Portugal, registou-se uma subida de 30% nas viagens por eMoped no último trimestre de 2021.

Questionado sobre o leque de serviços da Free Now no nosso país, Bruno Borges confirmou que as trotinetes e as bicicletas também vão fazer parte dos serviços da empresa em Portugal.

No futuro, e de acordo com o diretor geral da empresa no nosso país, também é expectável que o serviço de car sharing venha a ser disponibilizado.

cootra free now
Desde abril de 2021 que é possível recorrer à aplicação Free Now para usar uma scooter elétrica da Cooltra.

Aposta na eletrificação

O objetivo da Free Now é que em 2030 todas as viagens realizadas na Europa sejam livres de emissões. Mas até lá, a evolução será gradual, ainda que Portugal apareça bem posicionado sempre que se fala desta transição energética.

A NÃO PERDER: Citroën Ami. É mais rápido que uma trotineta ou bicicleta elétrica?

Em 2021, por exemplo, Lisboa foi a cidade com mais viagens realizadas por veículos elétricos em toda a operação europeia da Free Now, sendo que os serviços efetuados por elétricos subiram 69% no nosso país entre 2020 e 2021.

Em Portugal, 15% do total da frota já é 100% elétrica, sendo que este número cresce para os 19% se olharmos apenas para a cidade do Porto. Em Lisboa apenas 13% do total dos veículos são elétricos e em Faro apenas 9%.

Mazda MX-30 carregador
Em 2021, a percentagem de veículos elétricos face ao total da frota da Free Now foi de 15%.

Olhando agora para a Europa, a tendência também é de crescimento: o número de carros elétricos na frota europeia da Free Now subiu 200% e o número de viagens deste tipo de veículos disparou 79%.

Empresa solidária com motoristas

Os últimos dias foram marcados pelos protestos dos motoristas e parceiros das plataformas digitais TVDE, que exigem mais fiscalização e uma taxa fixa nos serviços.

LEIAM TAMBÉM: Primeiro veículo elétrico da Lamborghini já está à venda. É uma trotineta!

Bruno Borges já reagiu a isso e destacou o apoio que continua a ser dado aos motoristas: “Somos solidários para com as suas reivindicações por melhores condições e, mais do que isso, até desenvolvemos uma série de iniciativas com o intuito de elevar a fasquia global do setor a esse nível: aumentámos a tarifa mínima por viagem, de 2,50 € para 3,00 €, e eliminámos as tarifas low cost, ao contrário dos nossos concorrentes”, explicou.

BRUNO BORGES diretor geral Free Now
Bruno Borges, diretor geral da Free Now em Portugal

“Além disso, é importante relembrar que somos a plataforma que cobra a menor comissão (20%) a estes profissionais, 18,5% no caso de veículos elétricos, e pagamos compensações para recolhas a distâncias superiores a seis quilómetros. Outro dado relevante para esta equação é que somos a única plataforma a operar no mercado nacional que paga todos os impostos em Portugal”, acrescentou o diretor geral da Free Now no nosso país.

“Estas iniciativas representam um esforço enorme para nós, já que, para não abdicamos de sermos competitivos, não fazemos refletir estas medidas no preço final dos nossos utilizadores, permitindo-nos manter este rumo de crescimento”, disse.