Notícias Phantom. Porta-estandarte da Rolls-Royce renova-se em 2023 e mantém V12

Fotos-espia

Phantom. Porta-estandarte da Rolls-Royce renova-se em 2023 e mantém V12

A Rolls-Royce anunciou que queria ser elétrica até 2030, mas ainda não vai ser desta que o Phantom abandonará o seu V12.

Rolls-Royce Phantom fotos-espia
© Razão Automóvel

O Phantom, o porta-estandarte da Rolls-Royce, foi conhecido em 2017 e apesar de não ser um tipo modelo que se costume «vergar» aos calendários típicos dos ciclos de produto, prepara-se para receber uma atualização que deveremos conhecer em 2023.

Como é habitual na Rolls-Royce, essa atualização não se traduzirá em modificações extensas em relação ao Phantom que hoje conhecemos.

Apesar da camuflagem exibida por este protótipo de testes, é de esperar que as mudanças sejam contidas e se concentrem nas óticas e em «acertos» de pormenor na tradicional e imponente grelha típica da aristocrata marca.

Rolls-Royce Phantom fotos-espia
© Razão Automóvel

Atrás, as diferenças prometem ser ainda mais subtis, notando-se o reposicionamento dos escapes, que deixam de estar visíveis e passam a ficar escondidos por baixo do para-choques. Uma mudança que obrigará a redesenhá-los.

As óticas traseiras, pelo menos neste protótipo de testes, não são diferentes das do modelo em comercialização. Como referimos, na Rolls-Royce a discrição e contenção costumam ser a «palavra de ordem».

Rolls-Royce Phantom fotos-espia
© Razão Automóvel

Poderemos ver novidades de maior monta, sobretudo, no plano tecnológico e no que se refere ao infoentretenimento e conectividade, com o Rolls-Royce Phantom — que já conta com cinco sólidos anos de mercado — a receber as versões mais recentes dos sistemas que o equipam.

Ainda e só V12

2023 promete ser um dos anos mais importantes na centenária história da Rolls-Royce, pois será o ano em que conheceremos o seu primeiro modelo elétrico de sempre, o Spectre.

Uma novidade que promete eclipsar todas as outras, como esta atualização do Phantom, e que dá início ao processo de eletrificação da aristocrática marca britânica que culminará em 2030, quando todos os seus modelos forem 100% elétricos.

Contudo, não esperem que a eletrificação chegue ao Phantom nesta sua atualização. Por baixo do seu longo capô continuaremos a encontrar o nobre V12 biturbo de 6,75 l que, no modelo atual, debita 571 cv e 900 Nm para uma performance, nas palavras da Rolls-Royce, “adequada”.

Não é possível confirmar ainda se veremos estes números crescerem de alguma forma, mas é de esperar algum tipo de atualização ao V12 para fazer às normas de emissões.

Quanto a um possível Rolls-Royce Phantom 100% elétrico, certamente só acontecerá com a chegada de uma nova geração que só deverá ser desvendada quando estivermos mais perto do final desta década.