Notícias Veículo autónomo sem espaço para condutor traz airbag. Porquê?

Arranque a Frio

Veículo autónomo sem espaço para condutor traz airbag. Porquê?

Apesar de não ter sequer um lugar para um condutor, este veículo autónomo da Nuro vem ainda equipado com um airbag.

Nuro carro autónomo

Aos poucos, a ideia de partilhar a estrada com um veículo autónomo vai passando da ficção à realidade, e se há empresa focada em trazer para o mercado veículos sem condutor, essa é a norte-americana Nuro.

A sua mais recente criação, simplesmente apelidado de Nuro, é um veículo autónomo com um visual «simpático», sem lugar para passageiros humanos, mas muito espaço para mercadorias, particularmente bens alimentares, sendo capaz de manter as compras refrigeradas ou aquecidas.

Tendo em conta que o Nuro não tem lugar para passageiros, seria de esperar que este veículo autónomo abdicasse do já usual airbag. Contudo, o famoso «saco de ar» continua presente, mas desta vez não é para proteger quem viaja a bordo.

A NÃO PERDER: A SEAT quer que os carros “falem” com os semáforos

Preocupada com a segurança dos peões, e talvez para combater a ideia de que os veículos autónomos podem ser perigosos para os restantes utilizadores da via pública, a Nuro associou-se à Autoliv — uma empresa especializada em sistemas de segurança para automóveis — e o resultado foi um airbag externo que protege os peões, ciclistas ou motociclistas.

Basicamente este airbag está colocado na dianteira do veículo autónomo, sendo acionado se houver alguma colisão, ajudando assim a proteger os utilizadores da estrada mais vulneráveis.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Porsche C88?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China