Arranque a Frio. Anúncios de automóveis? Em França terão de incentivar a… andar a pé

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Arranque a Frio

Anúncios de automóveis? Em França terão de incentivar a… andar a pé

Os anúncios de automóveis em França vão de ter uma mensagem de incentivo ao uso dos transportes públicos, da bicicleta e até as viagens a pé.

Pode parecer mentira, mas não é. A lei foi aprovada na quarta-feira e dita que a partir de março todos os anúncios de automóveis em França contem com uma mensagem que encoraje os consumidores a andar a pé, de transportes públicos, de bicicleta ou a apostar na partilha de automóvel (carpooling).

Segundo o Le Monde, os anúncios deverão incorporar mensagens como “em viagens curtas escolha ir a pé ou de bicicleta”, “considere o carpooling” ou “no dia a dia, use os transportes públicos” e, com exceção dos anúncios na rádio, serão acompanhados pelo hashtag “#SeDéplacerMoinsPolluer” (algo como “#DeslocarSePoluindoMenos”).

Todos os meios que transmitirem anúncios sem estas mensagens (e a lei aplica-se aos anúncios transmitidos na internet, imprensa, televisão, rádio e até no cinema) estão sujeitos a multas que podem ir até aos 50 mil euros.

A NÃO PERDER: PS quer proibir carros ao ralenti para combater emissões
Gases de Escape
Em França a «luta» contra as emissões até já chegou à publicidade.

Mas há mais. Os anúncios de automóveis na França também terão de indicar a partir de março as emissões de CO2 emitidas pelos veículos (e a respetiva classe ambiental em que se inserem).

Por fim, a partir de 2028 a lei vai ainda mais longe e serão proibidos quaisquer anúncios a modelos que emitam mais de 123 g/km de CO2.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe responder a esta?
Em que ano foi revelado o Opel Calibra?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Lembras-te deste? Opel Calibra, esculpido pelo vento

Mais artigos em Notícias