Notícias Este motor de 1 cilindro chega às 20 000 rpm e deu origem a um V10 de F1

Motores

Este motor de 1 cilindro chega às 20 000 rpm e deu origem a um V10 de F1

Para chegar ao 3.0 V10 que equipou os Jaguar, Minardi e Red Bull Racing na Fórmula 1, a Cosworth fez este motor de 1 cilindro de 300 cm3. Porquê?

Coswroth motor 1 cilindro

Recentemente a Cosworth brindou-nos com dois novos e épicos motores V12 naturalmente aspirados, o do Aston Martin Valkyrie e o do GMA T.50, que podem muito bem ser os últimos da espécie.

Em qualquer um dos casos, antes de construir o motor completo, a empresa britânica começou por construir pequenas unidades de três cilindros em linha — ou seja, um quarto do motor final — que serviram de base de testes às tecnologias e componentes que seriam aplicados no motor final.

Desta forma, a Cosworth não só conseguiu reduzir o tempo, como também conseguiu reduzir os custos de desenvolvimento: sai mais barato fazer um pequeno três cilindros que um V12.

A NÃO PERDER: Silêncio! Deliciem-se com o som do V12 do GMA T.50 às 12 100 rpm
Cosworth motor v10
Último motor V10 que a Cosworth desenvolveu para a Fórmula 1

Esta abordagem por parte da Cosworth no desenvolvimento de motores não é nova. Aquilo que poucos sabem é que no final dos anos 90 do século passado, foi ainda mais longe ainda e desenvolveu um motor de apenas um (1) cilindro, desta vez para criar um motor V10 para a Fórmula 1 — na altura em que os 3.0 V10 naturalmente aspirados «reinavam» na disciplina, entre 1995 e 2005.

Desenvolvido para servir como plataforma de testes para aquele que viria a tornar-se no último motor V10 que a Cosworth desenvolveu para a Fórmula 1, este bloco de um cilindro tinha apenas 0,3 litros de capacidade (300 cm3), ou seja 1/10 do motor final.

Mas ao contrário de um motor para um veículo de estrada, onde vimos, por exemplo, pequenos «mil» de três cilindros a serem desenvolvidos com a eficiência e o cumprimento das normas de emissões em «mente», este motor minúsculo tinha apenas um objetivo: performances. Afinal, tratava-se do início de desenvolvimento de um motor para um Fórmula 1.

Não é por isso de estranhar que ele apresente números impressionantes para o que o seu tamanho deixaria antever: 90 cv de potência, conseguindo fazer 20 000 rpm (!), tal como o motor V10 a que veio a dar origem.

LEIAM TAMBÉM: O «ronco» dos deuses. Aston Martin V12 Vantage está de volta

As dúvidas em torno desta criação peculiar da Cosworth são muitas. Mas no mais recente vídeo da Drivetribe, que falou com Bruce Wood, o diretor administrativo da fabricante de motores britânica, ficámos a conhecer quase todos os segredos em torno deste pequeno motor.

Porquê fazê-lo tão pequeno?

Ninguém diria que um 10 cilindros naturalmente aspirado de Fórmula 1 tenha tido origens tão «humildes», o que nos leva a uma questão: porquê fazer um motor de testes tão pequeno?

Bem, a explicação é, na verdade, muito simples: esta era a maneira mais rápida e barata de testar novos componentes do motor antes de avançar para a criação de todo o V10.

O diretor administrativo da Cosworth admitiu que o barulho deste pequeno motor não era particularmente entusiasmante, mas a verdade é que ele cumpriu a sua missão: acelerar o desenvolvimento do bloco V10 com 3.0 l de capacidade.

Jaguar, Red Bull e Minardi

Recorde-se que este V10, o TJ, como era conhecido, foi usado na Fórmula 1 pela Jaguar Racing, em 2003, e mais tarde pela Minardi e pela Red Bull Racing (que comprou a Jaguar Racing) nas duas épocas seguintes, antes do início da era V8 na F1.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o primeiro Dodge Viper?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Aqui só entram motores V10. Fiquem a conhecê-los
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Aqui só entram motores V10. Fiquem a conhecê-los