Transformação
O derradeiro Suzuki Jimny terá de ser este com eixos pórticos
O pequeno Suzuki Jimny vê as suas capacidades trepadoras ampliadas com a adição de eixos pórticos por parte da Avus Auto e dá origem a série limitada.

Pode ser muito pequeno, mas as capacidades trepadoras do Suzuki Jimny são… grandes, fazendo «corar de inveja» muitos outros fora de estrada, maiores e mais fortes.
Como acontece com outros veículos todo o terreno «puros e duros», as capacidades trepadoras do Jimny podem ser ainda aumentadas com o hardware certo e é isso mesmo que a suíça Avus Auto propõe, dando ao mini-jipe eixos pórticos.
Os eixos pórticos fazem com que o eixo de transmissão se posicione acima do centro da roda, sendo unidos por engrenagens, o que traduz-se numa distância ao solo bem maior do que a do modelo de produção.
TÊM DE VER: Ford Bronco. A história do «Mustang dos jipes»
No caso deste Suzuki Jimny praticamente duplica-a, passando dos 21 cm de série para 40 cm, ainda que as rodas de maiores dimensões — jantes de 18″ envolvidas em pneus para todo o terreno — também possam ter contribuído para esse «salto».
O resultado final parece ser o de um Jimny pronto para enfrentar o «fim do mundo», com a Avus Auto a juntar-se à mais conhecida Delta4x4, na criação de uma pequena série de 12 unidades destes Suzuki Jimny com eixos pórticos.

A Delta4x4 complementa as adições da Avus Auto não só com a instalação das rodas de maior dimensão já mencionadas, como com a instalação de guarda-lamas alargados. Os futuros proprietários podem ainda optar por um guincho ou um mata-vacas em aço inoxidável à frente.
VEJAM TAMBÉM: Anti-Wrangler. Conduzimos o Ford Bronco, o verdadeiro todo o terreno da FordMais importante são as modificações operadas ao nível da suspensão que foi sobrelevada em 40 mm e passou a ser equipada com amortecedores ajustáveis com reservatórios remotos. Em opção, estão também disponíveis diferenciais bloqueáveis para ambos os eixos.

Não é barato
Tendo em conta o equipamento instalado, não é de admirar que um destes 12 Suzuki Jimny fique bem mais caro que o original. Mas ainda assim, surpreende o preço inicial de 56 mil euros pedido, mais do dobro do modelo de série. Adicionar opções como o guincho ou os diferenciais bloqueáveis faz o valor crescer até aos 65 mil euros.

Esta dúzia de Suzuki Jimny com eixos pórticos só estão homologados para serem comercializados na Suíça e na Alemanha.
Sabe responder a esta?
Qual a base do buggy original Meyers Manx?
Não acertou..
Mas pode descobrir a resposta aqui::
Bruce Meyers. Fica a conhecer o homem por detrás do Volkswagen Buggy originalEm cheio!!
Vá para a próxima perguntaou leia o artigo sobre este tema:
Bruce Meyers. Fica a conhecer o homem por detrás do Volkswagen Buggy originalMais artigos em Notícias
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL